Waw Villages: Primeiro condomínio de luxo sustentável em Palmela
Tem apenas 6 villas exclusivas, com arquitectura inspirada nos antigos celeiros.
A Waw Villages, empresa que se propôs como objectivo criar mini- aldeias sustentáveis, acaba de apresentar o seu primeiro projecto imobiliário.
O Waw Villages Cabanas, assim se designa o projecto, é um condomínio composto por 6 villas exclusivas, localizado na freguesia de cabanas, no concelho de Palmela.
Inserido num terreno com mais de 11.000m2, e tendo por cenário de fundo a Serra da Arrábida, as 6 villas apresentarão duas tipologias: 2 villas da tipologia V4+1 e 4 Villas V3+1, num total de área de construção de 6000m2. Os lotes de terreno de cada uma das villas varia entre os 560 metros2 e os 905 m2. O valor de comercialização de cada uma das villas é ainda desconhecido.
O promotor pretendeu apresentar uma “proposta diferenciadora direccionada a famílias urbanas com consciência ambiental que desejem viver envolvidos pela natureza, mas que queiram estar perto de Lisboa e com todos os serviços essenciais disponíveis”.
A sustentabilidade é o mote de partida para este projecto, que vai contar com casas eficientes construídas com materiais ecológicos de origem certificada e produzidos com o respeito pelo meio ambiente e social - refere a empresa promotora.
Inserido no Masterplan está a zona dedicada ao lazer, que terá uma arquitectura paisagística única, construída com vegetação autóctone respeitando a fauna e flora local.
Nesta zona de Lazer irá existir uma horta biológica com 1000m2 construída com o princípio da permacultura para auto-consumo. Uma zona de animais de capoeira, uma zona de compostagem, e ainda uma zona de lenha comunitária.
Todos os moradorares poderão intervir e participar nas tarefas da agricultura.
Os residentes podem usufruir todo o ano de uma Piscina comum aquecida, e de uma Green house que funcionará para eventos sociais, mas também como espaço de co-working privado.
Cabe ainda na zona de lazer uma grande mancha verde com sombra com mais de 1000m2, para crianças e adultos socializarem.
Ainda ao nível da sustentabilidade haverá mobilidade partilhada para ir às compras ou para levar os filhos à escola.
O novo empreendimento constitui um projecto único já que que pretende “trazer para os dias de hoje, a vivência dos nossos antepassados, em que os vizinhos eram família e que as crianças brincavam na rua em contato com a natureza em segurança”.
Será uma pequena comunidade conectada com a natureza, dando prioridade à saúde e bem estar.
O início da construção está previsto para o 1º semestre de 2024, e a conclusão do projecto para o último trimestre de 2025.