Viana do Castelo reforça Estratégia Local de Habitação em mais 23 M€
A Estratégia Local de Habitação (ELH) do concelho de Viana do Castelo 2021-2026 foi reforçada para quase 51 milhões de euros para beneficiar 641 agregados familiares. A estratégia visa mais habitação, melhores condições habitacionais, reabilitação das urbanizações municipais e o apoio aos beneficiários directos.
No total, a ELH prevê 50.701.945 euros, para beneficiar 641 agregados, dos quais 44.216.945 euros de responsabilidade municipal, que irão apoiar 457 agregados.
Os números foram apresentados esta terça-feira, durante a visita da Ministra da Habitação à Urbanização Municipal da Felgueira, em Perre, que incluiu o acto de assinatura do Aditamento ao Acordo de Colaboração celebrado entre o IHRU e a Câmara Municipal de Viana do Castelo no âmbito do reforço da Estratégia de Habitação Local.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre (PS), indicou que “só mitigaremos esta emergência que é a questão da habitação se unirmos esforços a nível local”. “Temos de ser nós localmente a encontrar as soluções, não podemos esperar que o IHRU e o Governo resolvam o problema da habitação”, considerou, indicando que o facto de o Programa 1º Direito ter sido reforçado de 28 para 51 milhões, em Viana do Castelo, “é uma oportunidade única” que vai permitir intervir em todas os bairros de habitação social e construir novos.
A Ministra da Habitação afirmou que a Estratégia de Habitação Local de Viana do Castelo “está em velocidade cruzeiro, em execução em prol das famílias” e que esta parceria permite ao Município “avançar de forma mais célere e efectiva” para dar resposta “a um direito fundamental que é a habitação”.
No que respeita a construção nova, a Estratégia Local de Habitação prevê 29.620.400 euros, para duas empreitadas e outras em estudo.