A Câmara de Vila do Conde, no distrito do Porto, inaugurou hoje as primeiras 42 casas construídas no âmbito do programa de habitação 1.º Direito.
O concurso de 4,7 milhões de euros prevê a construção de 24 fogos e tem prazo de execução de 13 meses.
Os municípios da Região de Leiria vão receber financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência para a construção de 262 fogos, no âmbito do Programa 1.º Direito.
O futuro bairro de habitação social da Quinta das Bicas, em Taveiro, freguesia de Coimbra, será composto por 28 blocos com três andares e representa um investimento de cerca de 36 milhões de euros.
A Câmara de Castro Marim, no distrito de Faro, vai apresentar uma candidatura para construir e reabilitar 162 casas, num investimento de 12 milhões de euros, financiado pelo PRR.
Moita, no distrito de Setúbal, e o concelho algarvio de Vila Real de Santo António são os mais recentes municípios a apresentar candidaturas ao programa criado pelo anterior Governo para apoiar o acesso à habitação com financiamento do PRR.
A Câmara de Vila do Conde, distrito do Porto, anunciou a aquisição de 90 apartamentos, na parte sul do concelho, que serão arrendados a custos controlados a famílias com carências financeiras.
O município de Ílhavo, no distrito de Aveiro, declarou utilidade pública para expropriar um terreno no qual pretende construir 32 fogos habitacionais, num investimento de 3,5 milhões de euros.
O Governo de António Costa, que hoje cessa funções, aprovou o reforço de 390,5 milhões de euros para assegurar, até 2026, o financiamento a 100% da construção das 26 mil habitações, previstas no Programa 1º Direito.
A câmara vila-franquense assinou hoje a escritura para aquisição de 129 casas em bairros de habitação social de uma cooperativa declarada insolvente em 2021.