Turismo impulsiona ocupação da Rua de Santa Catarina no Porto
A rua de Santa Catarina, Porto, ultrapassa 93% da ocupação impulsionada pelo turismo. O crescimento na cidade, de mais 22% de dormidas em 2023 face a 2022, representando 7,6% do total do país, especialmente dos turistas internacionais e, particularmente, dos espanhóis, promoveu o sector do retalho.
De acordo com o relatório de retalho de 2023 referente à cidade do Porto, promovido pela aRetail, empresa de consultoria imobiliária especializada na venda e arrendamento de espaços comerciais, e a Gesvalt, empresa no setor da consultoria, avaliação e serviços técnicos, esta dinâmica turística registou um aumento tanto do número de compradores como de vendas nas principais localizações, das quais se destaca a rua de Santa Catarina, com apenas cinco espaços vagos dos 131 disponíveis, representando uma taxa deocupação de 93%.
Entre outros factores, o retalho da cidade consolidou-se com a entrada de marcas como Carolina Herrera ou Purificación García, reforçando a oferta da cidade que, até este ano, contava quase exclusivamente com marcas portuguesas juntamente com as do grupo Inditex e algumas outras marcas espanholas, como a Bimba y Lola.
A zona dos Clérigos destaca-se como uma zona de marcas premium e a zona dos Aliados como o principal destino das marcas de luxo, tal como se pode comprovar pela abertura da Tods, Burberry, Zegna ou Longchamp nesta localização.
Entre as lojas instaladas na rua de Santa Catarina, destacam-se os espaços dedicados à moda, representando mais de metade do total, mais precisamente 65,71%. A seguir, ambos com 10 %, surgem os espaços de restauração e cosmética, seguidos dos espaços de serviços, com 5,71%,e dos espaços de outro tipo, com 8,57%.
No que diz respeito às rendas, estas variam consoante a área total dos espaços comerciais.
Neste caso, os espaços com mais de 1000 metros quadrados têm um custo de 50 euros/m², enquanto aqueles entre 501 e 1000 metros quadrados têm rendas entre 60 euros/m² e 70 euros/m². Nos espaços com menores áreas, entre 301 e 500 metros quadrados, a renda situa-se entre 80 euros/m² e 90 euros/m²; naqueles com uma área entre 101 e 300 metros quadrados, a renda situa-se entre 95 euros/m² e 110 euros/m²; e, por último, os espaços com menos de 100 metros quadrados têm custo entre 120 euros/m² e 150 euros/m².
Porto, destino líder em escapadinhas urbanas na Europa
Um dos motivos do aumento da actividade turística na cidade do norte de Portugal reside na capacidade de atrair turistas internacionais para estadias de curta duração, especialmente de origem espanhola. De facto, nos World Travel Awards 2023,o Porto ganhou o prémio "Europe's Leading City Break Destination".
Além disso, no que diz respeito ao retalho, as estimativas actuais esperam um crescimento do consumo privado na região do Porto para 2024, embora em níveis moderados. Esta previsão é suportada pela evolução positiva do rendimento disponível por agregado familiar, que cresceu quase 1% em 2023; e conta com uma previsão de crescimento de 3,2 % para o ano em curso, avançada pelo Banco de Portugal.