CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Fomento – Fundos de Investimento Imobiliário

Turismo Fundos com nova identidade: Fomento – Fundos de Investimento Imobiliário

8 de outubro de 2024

Esta nova identidade reflecte o posicionamento e âmbito de actuação da sociedade na gestão de fundos imobiliários e reforça a ligação ao Grupo BPF.

Fundada em 1995, a Fomento – Fundos de Investimento Imobiliário surgiu de uma parceria entre o Turismo de Portugal, I.P., a Caixa Geral de Depósitos, S.A. e o atual Novo Banco, S.A. Em novembro de 2020, com a publicação do Decreto-Lei n.º 63/2020, de 7 de setembro, a sociedade passou a integrar o Grupo BPF, com o Banco Português de Fomento a deter 53,20 % do seu capital social. 

Segundo a Administração Executiva da Fomento – Fundos de Investimento Imobiliário, “na sua génese, a Sociedade geria um conjunto de Fundos de investimento imobiliário destinados exclusivamente ao setor turístico, no entanto, essa realidade alterou e um dos Fundos mais representativos geridos por esta sociedade destina-se à atividade industrial. Assim, a presente alteração da denominação comercial e a criação de uma nova identidade visual e verbal, visam essencialmente alinhar o posicionamento da comunicação institucional com a missão desta empresa e o universo mais alargado da sua atuação e destinatários e, em simultâneo reforçar a nossa ligação ao Grupo BPF”.

Em comunicado, a Fomento – Fundos de Investimento Imobiliário indica que tem como missão contribuir para as políticas públicas destinadas ao fortalecimento da competitividade do turismo, com foco na componente imobiliária das empresas deste sector. Uma parte relevante da sua actividade abrange também imóveis afectos a actividades industriais, nomeadamente através dos seus instrumentos financeiros especialmente vocacionados para apoiar as pequenas e médias empresas por via da aquisição e subsequente arrendamento de imóveis. 

A sua intervenção materializa-se na gestão de três organismos de investimento alternativo(OIA) imobiliários - o Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Turístico (FIIFT), o Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Turístico II (FIIFT II) e o Territórios de Baixa Densidade Turísticos - Fundo de Investimento Imobiliário Fechado (TBDT) - e de dois fundos imobiliários especiais - o Fundo Imobiliário Especial de Apoio às Empresas (FIEAE) e o Fundo Revive Natureza (FRN). No seu conjunto, estes fundos representam mais de 350 milhões de euros em activos imobiliários.

Através dos cinco fundos de investimento imobiliário que gere, a Fomento – Fundos de Investimento Imobiliário adquire imóveis integrados no património das empresas como forma de dotação de recursos financeiros imediatos às mesmas para subsequente arrendamento, habitualmente acompanhada da opção ou obrigação de recompra desses mesmos imóveis.