CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Foto Fernando Guerra

Foto Fernando Guerra

Foto Fernando Guerra

Foto Fernando Guerra

Foto Fernando Guerra

Foto Fernando Guerra

Centro de Arte Moderna Gulbenkian pelo olhar de Fernando Guerra

8 de outubro de 2024

O Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian reabriu ao público no dia passado 21 de Setembro de 2024.

Concebido pelo arquitecto britânico Sir Leslie Martin (1908-2000), o edifício original foi inaugurado em 1983 com o objectivo específico de acolher uma das colecções mais importantes de arte moderna e contemporânea portuguesa.

O projecto de reforma e reabilitação do antigo edifício foi entregue ao conceituado arquitecto japonês Kengo Kuma, uma das figuras mais marcantes no panorama da arquitectura mundial.Para além do edíficio do CAM, também o jardim Gulbenkian cresceu a sul com a incorporação da parcela que era propriedade da Fundação Eugénio de Almeida e tendo por base o projecto paisagistico de Vladimir Djurovich Landscape Architecture.


Foto Fernando Guerra


Foto Fernando Guerra


Foto Fernando Guerra

O CAM abrigar hoje uma colecção aberta de quase 12.000 obras de arte, abrangendo pinturas, esculturas, instalações, desenhos, gravuras, fotografias e filmes de alguns dos artistas mais renomados do país

Por tudo isto e pelo muito mais que há a descobrir no CAM, convidamos os nossos leitores a usufruirem desta nova «Peça de Arte» da cidade de Lisboa. As fotografias que aqui publicamos do fotógrafo-arquitecto Fernando Guerra suscitarão, em muitos de vós, estamos certos, o desejo de o visitar, passear pelas lindas veredas do tranquilo jardim que hoje se estende por mais de 7 hectares.

“Nascido em 1970, Fernando Guerra é um fotógrafo de arquitectura português cujo trabalho pioneiro influenciou significativamente a forma como a arquitectura é visualizada e comunicada. Em 1993, licenciou-se em Arquitectura pela Universidade Lusíada de Lisboa e mudou-se posteriormente para Macau, onde passou cinco anos a trabalhar como arquitecto. A sua formação dupla, tanto em arquitectura como em fotografia, permitiu o desenvolvimento de uma perspectiva única que estabelece uma ligação fluida entre estas duas disciplinas. A fotografia de Guerra capta a essência dos espaços arquitectónicos e oferece uma narrativa distinta que reflecte a sua profunda compreensão de design e de estrutura” - da sua biografia. O seu trabalho encontra-se representado em diversas colecções particulares e públicas um pouco por todo o mundo.


Foto Fernando Guerra


Foto Fernando Guerra


Foto Fernando Guerra


Foto Fernando Guerra