Taxa de juro do crédito à habitação atingiu em Janeiro máximo desde 2014 – Banco de Portugal
Os bancos emprestaram 1.385 milhões de euros para crédito à habitação em Janeiro, menos 11 milhões de euros que em Dezembro, mas com a taxa de juro de 3,32%, um máximo desde Março de 2014, segundo o BdP.
A taxa de juro média dos novos empréstimos à habitação subiu para 3,32% no mês em análise, contra 3,24% em Dezembro e 0,81% em termos homólogos, e registou o maior valor desde Março de 2014 (quando alcançou 3,39%).
Segundo o regulador e supervisor bancário, em Janeiro, 69% do montante dos novos empréstimos para habitação própria permanente foi feito a taxa variável, enquanto 7% foi a taxa fixa e 24% a taxa mista.
“Embora se mantenha a preferência por empréstimos à habitação a taxa variável, o peso dos novos empréstimos a taxa mista tem vindo a aumentar, atingindo 24% do montante de novos empréstimos realizados em Janeiro”, destaca o BdP.
De igual forma, 32% do montante de novos empréstimos à habitação representaram renegociações, “mantendo o aumento observado nos meses anteriores”.
Ainda quanto aos novos créditos emprestados pelos bancos em Janeiro, nesse mês foram concedidos 401 milhões de euros em crédito ao consumo, menos cinco milhões de euros face a Dezembro. A taxa de juro média foi de 8,48% (acima dos 7,97% em Dezembro).
Lusa/DI