
Ilustração de upklyak em Freepik/DI
Suiça ordena Booking a baixar comissões cobradas aos hotéis em cerca de 25%
A autoridade que supervisiona os preços na Suíça considera que a Booking, uma das maiores agências de viagens ‘online’, cobra comissões excessivas aos hotéis do país e ordenou que sejam reduzidas em 25%.
Fontes da Booking disseram à agência espanhola EFE que vão recorrer da decisão, porque o custo do serviço reflecte o valor “imenso” que trazem aos parceiros de alojamento.
“Não concordamos com a redução forçada do custo de um produto que é totalmente opcional”, disseram.
A redução da taxa deve ser implementada dentro de três meses e será aplicada por um período de três anos, de acordo com um comunicado do Conselho Federal que foi emitido durante a reunião semanal do órgão executivo superior.
O organismo suíço de controlo dos preços tinha contactado a Booking (com sede nos Países Baixos) para pôr termo a esta “prática abusiva”, mas não chegou a acordo, refere o comunicado.
Com esta medida, da qual a Booking ainda pode recorrer para o Tribunal Administrativo Federal, as autoridades procuram melhorar a competitividade do sector hoteleiro suíço e, ao mesmo tempo, “reduzir os encargos económicos para os clientes”.
As fontes da plataforma acrescentaram que os seus parceiros têm muitas formas de comercializar as propriedades junto dos clientes, pelo que podem escolher se querem anunciar neste ‘site’ ou noutro.
Lusa/DI