
Setúbal terá primeiros 48 fogos do IHRU prontos em meados de 2026
Os primeiros 48 dos mil fogos que o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) prevê construir em Setúbal deverão estar concluídos até meados de 2026. A informação foi avançada esta semana durante uma visita do presidente do IHRU, Benjamim Pereira, às obras em curso na Avenida Júlio Santos, junto ao Parque Verde da Bela Vista.
Com um investimento próximo dos oito milhões de euros, este primeiro edifício marca o arranque de um vasto plano habitacional ao abrigo da Estratégia Local de Habitação do município. Nos próximos dias será consignada a construção de mais 160 fogos, num projecto que prevê atingir um total de mil habitações.
Cada um dos 48 fogos terá estacionamento com ponto de carregamento eléctrico, zonas verdes e parque infantil. A obra, iniciada há três meses, exigiu já a colocação de 240 estacas, não previstas inicialmente, para garantir a estabilidade do solo.
Benjamim Pereira sublinhou a importância da habitação acessível para os jovens e para evitar o reaparecimento de bairros de barracas. Já o presidente da Câmara de Setúbal, André Martins (PCP/PEV), destacou o papel destes projectos na promoção da dignidade habitacional e na fixação da população na cidade.