Sessão pública em Setúbal sobre projecto-piloto de habitação cooperativa
O Conselho Municipal de Habitação de Setúbal e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) organizam uma sessão de esclarecimento sobre a dinamização do movimento cooperativo de habitação. O evento realiza-se às 18h00 de 30 de Outubro (2.ª Feira) no Cinema Charlot – Auditório Municipal.
A sessão pública, com a participação de representantes do Governo, tem como objectivo esclarecer sobre a intenção da abertura de um concurso para construção de habitação colectiva, com casas de renda acessível, dirigido a cooperativas, procurando-se que nela sejam recolhidos contributos e propostas sobre os respetivos termos.
O concurso prevê a construção de habitação num lote identificado pelo IHRU, cuja linha de financiamento está a ser trabalhada pelo gabinete da ministra da Habitação, Marina Gonçalves.
A marcação deste encontro com o movimento cooperativo de habitação resultou da primeira reunião do Conselho Municipal de Habitação do actual mandato autárquico.
O Governo apresentou ao Conselho Municipal de Habitação uma proposta para a reanimação da intervenção das cooperativas na construção de habitação, assim como o apoio à criação de novas cooperativas, através da realização um projecto-piloto para a construção de cerca de 50 fogos em Setúbal.
O Conselho Municipal de Habitação deliberou propor à Câmara Municipal que avance com o IHRU para este projecto-piloto, que envolve outros municípios e dispõe de uma linha de financiamento a nível nacional no valor de 250 milhões de euros, e realizar uma reunião sobre a temática do movimento cooperativo, com cooperativas existentes e pessoas interessadas em criar cooperativas.