Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Sentimento económico recua em Setembro na zona euro pelo 8.º mês consecutivo

Ilustração de Conolan por Pixabay

Sentimento económico recua em Setembro na zona euro pelo 8.º mês consecutivo

29 de setembro de 2022

O indicador do sentimento económico voltou, em Setembro, a recuar tanto na zona euro quanto na União Europeia (UE), pelo oitavo mês consecutivo, segundo dados da Comissão Europeia, hoje divulgados.

De acordo com dados da Direcção-geral dos Assuntos Económicos e Financeiros do executivo comunitário, em Setembro, o sentimento económico recuou 3,6 pontos para os 93,7 na zona euro e 3,5 para os 92,6 pontos na UE.

A queda do sentimento económico deveu-se à deterioração significativa da confiança em todos os sectores empresariais inquiridos e também ao declínio particularmente acentuado entre os consumidores.

O indicador recuou nas maiores economias da UE, com destaque para a Alemanha (-4,8 pontos), seguindo-se os Países Baixos (-3,7), Itália (-3,7), França (-3,2), Polónia (-2,4) e, em menor medida, a Espanha (-1,0).

O indicador das expectativas de emprego, por seu lado, abrandou 1,2 pontos na zona euro, fixando-se nos 106,7 pontos, e 0,8 na UE, para os 106,4 pontos.

Esta baixa deveu-se à deterioração dos planos de emprego nos sectores da indústria e construção.

Lusa/DI