Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Seixal investe 3,8 M€ na construção de duas novas creches

Imagem de Jcomp em Freepik

Seixal investe 3,8 M€ na construção de duas novas creches

11 de julho de 2025

A Câmara Municipal do Seixal vai apoiar a construção de duas novas creches no concelho, num investimento global de 3,8 milhões de euros, com o objectivo de reforçar a resposta social às famílias e reduzir as listas de espera existentes. Os novos equipamentos serão localizados na Torre da Marinha e no Pinhal Conde da Cunha, contando cada um com capacidade para 92 vagas.

O Seixal, recorde-se é actualmente o 6.º município mais populoso da Grande Lisboa, com cerca de 166 mil habitantes, mas também aquele que, entre 2011 e 2021, teve o maior crescimento populacional em termos absolutos, registando um aumento de aproximadamente 8 424 habitantes.

Segundo o presidente da autarquia, Paulo Silva (PCP/PEV), «é essencial o apoio que prestamos à criação destes equipamentos, pois permitirão reduzir as listas de espera existentes e dar uma resposta cabal às famílias residentes no nosso território. Estamos no caminho certo, visando optimizar recursos e criar respostas eficazes e adequadas às necessidades e expectativas da população».


Paulo Silva, Presidente da CM do Seixal


A creche da Torre da Marinha tem um custo estimado de 2,12 milhões de euros, dos quais a Câmara Municipal do Seixal assegura 1,75 milhões de euros, incluindo a cedência de terreno e o financiamento integral dos projectos de arquitectura e especialidades, sendo os restantes 368 mil euros financiados pelo Governo através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Já a creche do Pinhal Conde da Cunha representa um investimento de 2,44 milhões de euros, sendo 2,07 milhões assegurados pelo município, através de cedência de terreno e comparticipação dos projectos técnicos. Tal como no outro projecto, 368 mil euros serão financiados pelo PRR.

A falta de creches no país e, em particular na Grande Lisboa, é um dos mais difíceis problemas com que os jovens casais se debatem no seu quotidiano. Segundo o Ministério da Educação, existiam cerca de 19.600 a 20.000 vagas em falta para assegurar a transição universal para a educação pré‑escolar em Setembro de 2024 e 12.000 crianças à espera de vaga

Em 2023, só 48% das crianças até aos 3 anos frequentavam creche, apesar da existência de 130.787 vagas (87% ocupadas).


Baía do Seixal - Foto CMS