
Santander é eleito «Banco do Ano» em Portugal por revista do grupo Financial Times
O banco Santander foi distinguido como "Banco do Ano" em Portugal pela revista The Banker, do grupo Financial Times, nos The Banker Awards 2025.
Reconhecidos como um dos prémios mais prestigiados do sector financeiro a nível global, valorizam instituições que se destacam pela rentabilidade, inovação tecnológica, execução estratégica e qualidade de serviço ao cliente.
Com esta distinção, o Santander completa em 2025 um conjunto de três grandes prémios internacionais, acrescentando este prémio às distinções de "Melhor Banco em Portugal" atribuídas pela Euromoney e pela Global Finance. Reconhecimentos que consolidam o Santander como a instituição com a melhor performance no mercado português.
Para Pedro Castro e Almeida, CEO do Santander Portugal, "Este prémio, a juntar às distinções da Global Finance e da Euromoney, confirma que estamos no caminho certo. A inovar, a servir melhor e a contribuir para o progresso do país. A confiança dos nossos clientes e o trabalho extraordinário das nossas equipas são a base deste resultado. O Santander cresce de forma sustentável, como o banco mais rentável e eficiente do país, e entre os melhores da Europa. Podem contar connosco para continuar a elevar a fasquia." - ironiza.
Segundo a insituição bancária, o “Santander tem reforçado de forma consistente a sua liderança, mantendo-se como o banco mais rentável e eficiente do país, com um ROTE de 32% e um rácio de eficiência de 27,3%. Estes resultados mostram que a transformação em curso — tornar o banco mais simples, mais digital e mais focado no cliente — está a gerar impacto real”.
Para além do Santander em Portugal, o Grupo foi eleito "Bank of the Year" na Europa, Chile, Polónia e Espanha e, ainda, "Transaction Bank of the Year" na América Latina.
Fundada em 1926, a revista The Banker é uma unidade do grupo Financial Times, sendo considerada líder nas notícias financeiras e de banca internacional. Esta análise das TOP 1000 Instituições financeiras mundiais é uma tradição da indústria e os prémios "Banco do Ano" são uma referência comparativa na banca internacional.














