REVIVE prorroga prazo de entrega de propostas de concessão do Colégio de S. Fiel (Castelo Branco)
O Turismo de Portugal decidiu prorrogar o prazo até 18 de Julho de 2023 para apresentação de propostas no concurso lançado para concessão do Colégio de S. Fiel, em Louriçal do Campo (Castelo Branco).
Recorde-se que o Governo, em 20 de Dezembro de 2022, enviou para publicação em Diário da república o anúncio do concurso público para a concessão de exploração do imóvel denominado "Colégio de S. Fiel", em Louriçal do Campo, Castelo Branco, “com vista à realização de infraestruturas, e posterior exploração para fins turísticos como empreendimento turístico, alojamento local, ou outro projecto com vocação turística, nos termos da legislação em vigor”. A concessão de exploração turística do imóvel já havia estado a concurso pelo REVIVE, mas o concurso fechou sem que tivessem sido apresentadas propostas.
A duração da concessão é de 50 anos e a renda mínima anual requerida pelo Estado é de 21 750 euros.
Com uma área total de construção de 17 394 m2, o Colégio de São Fiel é um grande complexo arquitectónico inserido numa vasta propriedade composta pelas dependências colegiais, igreja e sacristia, áreas de serviço, terrenos de cultivo e mata. Situa-se no lugar da Pelota, aldeia de Louriçal do Campo, concelho e distrito de Castelo Branco, dista cerca de 30km desta cidade e encontra-se localizado no sopé da Serra da Gardunha (encosta meridional), bem como nas imediações da Albufeira de Santa Águeda.
Desde a sua fundação inicial, em 1852, foi sucessivamente orfanato para crianças de ambos os sexos daquela região, passou para o património da Companhia de Jesus, em 1863, e passou a estabelecimento de ensino privado primário e secundário para rapazes e, finalmente, após a implantação da República, já enquanto património estatal, passou a reformatório, posteriormente reconvertido em instituto de reeducação. Em 2003 encerrou definitivamente as portas.