Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
REVIVE lança concurso para concessão do Quartel das Esquadras em Almeida

 

REVIVE lança concurso para concessão do Quartel das Esquadras em Almeida

4 de setembro de 2025

O Governo, através do Programa REVIVE, abriu concurso público para a concessão do Quartel das Esquadras, em Almeida, com vista à sua recuperação e exploração para fins turísticos. O anúncio foi publicado em Diário da República a 29 de agosto, estabelecendo como prazo limite para entrega de propostas o dia 27 de dezembro de 2025.

O imóvel, propriedade do Estado Português, será concessionado por 50 anos, com uma renda mínima anual de 8.579 euros. A área total de construção ascende a 2.834 m². O edifício insere-se na Zona Especial de Proteção das Muralhas da Praça de Almeida, classificadas como Monumento Nacional desde 1928, beneficiando de enquadramento legal e patrimonial restritivo.





Património histórico e arquitetónico

O Quartel das Esquadras, também conhecido como Quartel de Infantaria do Terreiro das Freiras, foi construído entre 1736 e 1750, possivelmente desenhado por Manuel de Azevedo Fortes. Serviu diversos usos ao longo da história, desde alojamento de tropas e prisioneiros jesuítas, até serviços públicos no século XX.

Trata-se de um edifício de arquitectura militar setecentista, em granito, de dois pisos e planta rectangular alongada. Destaca-se pela arcada contínua de vinte arcos abatidos e um arco pleno central, escadarias externas nos topos e um interior composto por casernas abobadadas com lareira. É considerado o maior edifício da Praça da República de Almeida, com forte presença urbanística e patrimonial.


O Programa REVIVE

O REVIVE é uma iniciativa governamental que visa recuperar imóveis públicos de valor histórico, cultural ou patrimonial actualmente devolutos ou subutilizados, através da sua concessão a privados. Os projectos permitem a sua reabilitação para fins turísticos, culturais ou de lazer, contribuindo para a dinamização económica e social das regiões, criação de emprego e preservação do património.

Com este concurso, o Estado pretende devolver utilidade a um imóvel de referência na fortificação abaluartada de Almeida, considerada um dos melhores exemplares da arquitectura militar do século XVII em Portugal.

Desde o seu arranque em 2016, o Programa REVIVE colocou já mais de 20 imóveis em reabilitação e exploração turística. Estes projetos representam um investimento privado total de mais de 143 milhões de euros. Entre os projectos em pleno funcionamento destacam-se o Vila Galé Collection Elvas – Historic Hotel, Conference & Spa, inaugurado em 2019; o Vila Galé Collection Alter Real – Resort Equestre, Conference & Spa, em Alter do Chão, aberto em 2020; o The Lince Santa Clara Historic Hotel (Vila do Conde), instalado no antigo Mosteiro de Santa Clara, inaugurado em 2024; o MS Collection Arouca - Mosteiro de Arouca, aberto em 2025 e também o o Meliá São João da Madeira, inaugurado há dias e que resulta da reabilitação do Palacete dos Condes Dias Garcia.


Almeida, no Distrito da Guarda.