
REVIVE lança concurso para concessão do Quartel das Esquadras em Almeida
O Governo, através do Programa REVIVE, abriu concurso público para a concessão do Quartel das Esquadras, em Almeida, com vista à sua recuperação e exploração para fins turísticos. O anúncio foi publicado em Diário da República a 29 de agosto, estabelecendo como prazo limite para entrega de propostas o dia 27 de dezembro de 2025.
O imóvel, propriedade do Estado Português, será concessionado por 50 anos, com uma renda mínima anual de 8.579 euros. A área total de construção ascende a 2.834 m². O edifício insere-se na Zona Especial de Proteção das Muralhas da Praça de Almeida, classificadas como Monumento Nacional desde 1928, beneficiando de enquadramento legal e patrimonial restritivo.
Património histórico e arquitetónico
O Quartel das Esquadras, também conhecido como Quartel de Infantaria do Terreiro das Freiras, foi construído entre 1736 e 1750, possivelmente desenhado por Manuel de Azevedo Fortes. Serviu diversos usos ao longo da história, desde alojamento de tropas e prisioneiros jesuítas, até serviços públicos no século XX.
Trata-se de um edifício de arquitectura militar setecentista, em granito, de dois pisos e planta rectangular alongada. Destaca-se pela arcada contínua de vinte arcos abatidos e um arco pleno central, escadarias externas nos topos e um interior composto por casernas abobadadas com lareira. É considerado o maior edifício da Praça da República de Almeida, com forte presença urbanística e patrimonial.
O Programa REVIVE
O REVIVE é uma iniciativa governamental que visa recuperar imóveis públicos de valor histórico, cultural ou patrimonial actualmente devolutos ou subutilizados, através da sua concessão a privados. Os projectos permitem a sua reabilitação para fins turísticos, culturais ou de lazer, contribuindo para a dinamização económica e social das regiões, criação de emprego e preservação do património.
Com este concurso, o Estado pretende devolver utilidade a um imóvel de referência na fortificação abaluartada de Almeida, considerada um dos melhores exemplares da arquitectura militar do século XVII em Portugal.
Desde o seu arranque em 2016, o Programa REVIVE colocou já mais de 20 imóveis em reabilitação e exploração turística. Estes projetos representam um investimento privado total de mais de 143 milhões de euros. Entre os projectos em pleno funcionamento destacam-se o Vila Galé Collection Elvas – Historic Hotel, Conference & Spa, inaugurado em 2019; o Vila Galé Collection Alter Real – Resort Equestre, Conference & Spa, em Alter do Chão, aberto em 2020; o The Lince Santa Clara Historic Hotel (Vila do Conde), instalado no antigo Mosteiro de Santa Clara, inaugurado em 2024; o MS Collection Arouca - Mosteiro de Arouca, aberto em 2025 e também o o Meliá São João da Madeira, inaugurado há dias e que resulta da reabilitação do Palacete dos Condes Dias Garcia.