Quadrante projecta novo Data Center da Ar Telecom
O projecto de Arquitectura e Engenharia do novo Data Center da Ar Telecom, em Alfragide, Amadora, está a ser desenvolvido pela Quadrante. O projecto, segundo gabinete, “procurou ir ao encontro das necessidades e complexidade deste tipo de empreendimento, através de soluções inovadoras com grande foco na sustentabilidade”.
João Pinto, Quadrante Lead Architect, explica que “o desafio deste projecto está sobretudo na adaptação de um edifício existente a uma tipologia futura muito exigente do ponto de vista técnico. Para além das áreas de Data Center, o edifício conta com espaços de escritório, desenhados de modo a dar respostas às necessidades actuais dos seus utilizadores. Um dos princípios conceptuais passa por privilegiar a luz e a ventilação natural, associados a conceitos de Biophilic Design” - adianta
O novo Data Center será projectado de acordo com os standards do Uptime Insittute, com um nível de classificação Tier 3, dando a possibilidade de armazenar dados digitais. Todas as máquinas de computação e equipamentos que os sistemas de Tecnologias de Informação exigem, como servidores, unidades de armazenamento de dados e equipamentos de rede, estarão integrados neste espaço.
Numa primeira fase, o espaço terá uma área de 1.400m² e irá contar com 150 racks de servidores, oferecendo assim uma elevada capacidade de armazenamento e processamento de dados. Adicionalmente, foi preparada a possibilidade de expansão até um máximo de 4.200m², com 450 racks, o que representa uma enorme margem de crescimento e adaptação às necessidades futuras.
O investimento da Ar Telecom, e do Grupo Aire ao qual pertence, nesta infraestrutura dá continuidade à estratégia de expansão dos serviços cloud e de Data Centers de proximidade, interligados com redes de alta capacidade e visa colmatar um défice de oferta de centros de dados neutros em Portugal.
Carla Tavares, Presidente da Câmara Municipal da Amadora (PS), refere que “este Data Center irá desempenhar um papel fundamental na região, oferecendo suporte às empresas locais e impulsionando o desenvolvimento económico.”