CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Foto TAP

Privatizar a TAP: Sim ou Não?

23 de julho de 2024

De acordo com os resultados do Barómetro Político de Junho, realizado pela Marktest, 48,1% dos inquiridos considera que a TAP deveria ser privatizada, enquanto 43%, considera que não.

Segundo a análise da Marktest, “Apesar da maioria dos inquiridos entender que a TAP deveria ser privatizada, é possível concluir que as opiniões estão divididas, já que o valor dos que pensam o contrário está muito próximo daquele” e quando 9% se mostra hesitante e declara que «não sabe».

Essa divisão - segundo ainda a Marktest - é mais visível ao analisarmos os dados por sexo e por região.




Do total de homens inquiridos, 55,7% considera que a TAP deveria ser privatizada, enquanto do total de mulheres, 41,4% é a favor desta privatização e 45.8% é contra.

Nas diferentes regiões, os resultados também não são consensuais - refere aquela empresa especializada. “Se, entre os residentes da Grande Lisboa, Litoral Norte e Litoral Centro, a maioria considera que a TAP deveria ser privatizada (47,5%, 49,2% e 65,3%, respectivamente), já entre os residentes do Sul, Grande Porto e Interior Norte a opinião é contrária, com 48,1%, 49,8% e 53,4%, respectivamente, a opor-se à ideia de privatização da companhia aérea.

Esta sondagem foi realizada pela Marktest, entre os dias 5 e 7 de Junho de 2024. O universo é composto pelos indivíduos com 18 ou mais anos de idade residentes em Portugal Continental. A amostra de estudo é constituída por 440 entrevistas, distribuídas de forma proporcional ao universo em estudo de acordo com os dados dos Censos 2021 - INE, tendo sido aplicadas quotas de género, idade e região Marktest. A margem de erro máxima para o total, para um intervalo de confiança de 95%, é de ±4.67%. A recolha da informação foi realizada através de um questionário estruturado constituído por perguntas fechadas, aplicado ao Access Panel da Marktest por via de um questionário de auto-preenchimento online, através do sistema C.A.W.I. ("Computer Assisted Web Interview"). Na fase de tratamento, os dados foram alvo de extrapolação de acordo com o universo em estudo.