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Foto Nelson Silva - Wikimedia
Prevista demolição de 21 casas com renovação da ferrovia entre Contumil e Ermesinde
A quadruplicação da Linha do Minho, entre Contumil e Ermesinde, uma extensão de cerca de 7,5 km, na periferia do Porto, deverá arrancar no próximo ano e custar 120 milhões de euros, avançou fonte da IP.
O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da quadruplicação da Linha do Minho entre Contumil (Porto) e Ermesinde (Valongo), consultado pela Lusa, prevê a demolição de 88 edifícios ao longo do traçado, dos quais 21 habitações actualmente em uso.
"Com a implementação do projecto serão demolidas noventa construções (oitenta e oito no Troço de Contumil – Ermesinde e duas na Ligação da Rua Garcia da Orta – Rua Padre Joaquim das Neves). Destas habitações, vinte e uma correspondem a habitações em uso, sendo as restantes garagens/anexos/armazéns ou habitações abandonadas", pode ler-se no resumo não técnico do EIA, datado de Fevereiro, disponibilizado na passada semana no 'site' da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Em causa está a quadruplicação da linha ferroviária do Minho entre as estações de Contumil (Porto) e Ermesinde (Valongo), que deverá avançar em 2024.
A obra, há muito reclamada e prevista no Plano Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030), resolverá os actuais constrangimentos de capacidade, quer na Linha do Minho, quer na Linha do Douro, que com ela divide a plataforma e as duas únicas vias existentes, precisamente até Ermesinde.
De acordo com o EIA publicado no 'site' da APA, "a fase de construção do projecto terá a duração de 42 meses, a que acrescem três meses para a montagem e desmontagem dos estaleiros de obra".
A execução de toda a empreitada de quadruplicação da linha está dependente da emissão de uma Declaração de Impacto Ambiental (DIA) favorável e "dos eventuais ajustes que venham a ser impostos" pela APA no processo em curso, iniciado em outubro de 2022.
Quanto ao novo projecto, "decorrendo nos prazos habituais, estima-se que a DIA venha a ser concedida no final do 1.º semestre de 2023".
Lusa/DI