Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Presidente de Chaves quer cidade e a região de volta ao mapa ferroviário nacional

Foto de jplenio1 em Freepik

Presidente de Chaves quer cidade e a região de volta ao mapa ferroviário nacional

22 de outubro de 2025

O presidente da Câmara Municipal de Chaves, Nuno Vaz (PS), reeleito para um terceiro mandato, apelou ontem ao ministro das Infraestruturas e da Habitação para que a cidade volte a integrar a rede ferroviária nacional, como forma de combater o despovoamento e reduzir as assimetrias regionais.

“Precisamos que o Ministério das Infraestruturas olhe para este território e o volte a colocar no mapa da mobilidade ferroviária. Temos a apenas 50 quilómetros uma estação de alta velocidade espanhola — é uma oportunidade única”, afirmou o autarca, durante a visita do ministro Miguel Pinto Luz à cidade transmontana.



Nuno Vaz, presidente da CM de Chaves.



Chaves teve ligação ferroviária durante quase um século, através da Linha do Corgo, que unia a cidade a Peso da Régua. A linha foi inaugurada em 1906 e chegou a Chaves em 1921, mas acabou por ser encerrada em 2010 pela Rede Ferroviária Nacional.

Nuno Vaz defende que o regresso do comboio, ainda que num horizonte de “10, 20 ou 30 anos”, deve começar a ser planeado desde já, com a realização de estudos que permitam concretizar esse objectivo “estruturante e estratégico” para o território.



O edifício da antiga estação acolheu o novo Centro Cultural da cidade.



O ministro das Infraestruturas iniciou ontem em Chaves uma viagem pela Estrada Nacional 2 (EN2), que terminará em Faro, com o objectivo de avaliar o estado das infraestruturas das regiões atravessadas pela via. Miguel Pinto Luz sublinhou a importância da EN2 como activo turístico e cultural, afirmando que o Governo pretende “dar-lhe mais ênfase e valorização” para promover o interior do país.