Praça do Município de Ribeira de Pena requalificada pelo AXR – Arquitectura e Design
A Praça do Município e a envolvente da igreja são dos espaços mais importantes do ponto de vista urbano de Ribeira de Pena e foram requalificados pela mão do atelier AXR – Arquitectura e Design.
De acordo com a equipa de arquitectos do projecto, esta intervenção consagra a Praça do Município como espaço central da Vila e simultaneamente activa a envolvente próxima. Funciona como o “fogo da Vila”, sendo o ponto de partida para configurar e dinamizar o espaço público dela. O mesmo é definido por limites integradores das áreas confinantes, num desenho em que os elementos de mobiliário urbano, os materiais utilizados e a escala tentam fazer dilatar os limites e fazer com que os vários espaços se fundam e convidem à livre circulação, à pausa e à apropriação do espaço num contínuo com a Praça Central.
Funciona como um espaço único, onde se liberta o espaço central e todos os elementos acrescentados têm uma lógica forte para a sua inserção. Ao existente é adicionado um conjunto de árvores que pretendem dar sombra aos espaços de estar e enquadrar: a Igreja, uma Fonte que resolve a articulação do desnível topográfico e que dá vida à Praça, um prolongamento de banco e muro que rematam o limite da Praça e enquadram a Câmara Municipal, um Lettering turístico que evoca os motivos de linho, produto da região de modo a enaltecer o valor patrimonial histórico da tradição do concelho.
A estratégia materializa-se através do afirmar das continuidades de todas as lógicas existentes, sejam elas do foro linguístico/gestual, material ou de valorização e enquadramento de todo o património histórico existente.
A continuidade de circulações e de acessos materializou-se através da transformação da praça (que se desdobrava em várias escadarias) num plano único de inclinação suave. Um esforço topográfico inspirado pelas imagens antigas da Igreja, onde ainda antes de existir uma “praça” já se entendia um espaço único de ligeiro declive onde se celebravam algumas missas exteriores e romarias, um ponto de reunião da comunidade. Para recriar essa topografia anularam-se as escadarias existentes e focamos a estratégia no aproveitamento e qualidades de uma praça central situada numa zona de encosta.
A continuidade vegetal é assegurada através de uma mancha de árvores que surge desde o jardim do Coreto, prolonga-se pela alameda e culmina na praça do Município, tornando este espaço harmonioso e dotado de pontos de sombra, apelando a que seja um espaço polivalente e sem obstáculos, mas com qualidade de uso no dia-a-dia.
A continuidade visual é dada através de um constante procurar de enquadramento visual seja ele através da colocação pontual de elementos verticais como árvores de modo a reforçar a simetria e a axialidade da Igreja, ou pelo uso e uniformização de materiais, tais como pavimentos ou revestimentos do mobiliário urbano ou muros.
Esta praça funciona como uma plataforma polivalente num território em franco desenvolvimento. Permanecendo uma noção de conjunto e assegurando a reabilitação do tecido urbano existente, respeitando o passado, mas a olhar para o futuro e para o que estes espaços podem vir a representar, valorizando e enquadrando o Património Histórico e Cultural e permitindo que estes se apropriem e utilizem um espaço urbano central, atribuindo-lhe assim identidade cultural e social.
Ficha Técnica:
Nome do Projeto: Requalificação da Praça do Município de Ribeira de Pena
Atelier de Arquitectura : AXR – Arquitetura e Design
Arquiteto responsável: André Xavier Rodrigues
Colaboração: João Ribeiro, Tatiana Campos
Localização: Ribeira de Pena, Vila Real, Portugal
Ano de conclusão da obra: 2021
Área total construída (m2): 3429, 50 m2
Fotógrafo . Architectural photographer: Ivo Tavares Studio
Website : www.ivotavares.net