Posto de Turismo do Alto Tâmega não deixa ninguém indiferente…
O Posto de Turismo do Alto Tâmega, situado no jardim mais icónico de Chaves, é um dos mais lindos e apelativos existentes no país. O projecto de arquitectura é do atelier portuense And-re, situado na rua de Ceuta da Invicta.
O Posto de Turismo foi construído tendo por base um concurso público de concessão lançado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT) que integra seis municípios: Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.
O edifício circular, situado no Jardim do Tabolado, em Chaves, tem 100 m2 de área construída e assenta “numa base estrutural totalmente em pilares e vigas de madeira assentes em laje de betão e revestido com ripado de madeira”.
Segundo a descrição do atelier, “O espaço é organizado num eixo de transições que começa com o espaço exterior coberto na entrada do edifício, o primeiro momento de encontro e assimilação do programa. Na sequência, acedemos ao interior totalmente aberto e capaz de receber uma quantidade razoável de visitantes em simultâneo”.
“As áreas técnicas e sanitários estão dissimulados na espessura das paredes. A viagem termina na relação visual com o cenário do espelho de água simbólico que evoca o rio Tâmega que identifica esta região e também o facto de estarmos numa das regiões termais mais importantes de Portugal” – refere a menória descritiva do projecto inaugurado em Setembro de 2020.
Que adianta:
“A opção pela utilização exaustiva e transversal do elemento madeira revela-se essencial na criação de um edifício cujo objectivo é apresentar e simbolizar uma região em que a natureza é o património principal”.
O Posto de Turismo traduz também o crescente fluxo de turismo na região, Turismo que, pouco e pouco, vai também ganhando o interior do país, não se confinando a Lisboa, Porto e praias…
Projecto de Arquitectura: AND-RÉ
Área : 100 m²
Ano de inauguração: 2020
Fotografias: Ivo Tavares Studio