CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Portuguesa eleita para a Direção do Conselho dos Arquitectos Europeus (ACE)

23 de novembro de 2023

Portugal elegeu um representante para a Direcção do Conselho dos Arquitectos Europeus (ACE, na sigla inglesa). Com uma votação significativa, de aproximadamente 70% de aceitação, a arquitecta portuguesa Carla Lima Vieira foi a candidata mais votada entre os 11 colegas que se apresentaram, passando a integrar a direcção presidida pela reeleita Ruth Schagemann.

Carla Lima Vieira era o nome proposto pela Ordem dos Arquitectos para a direção do Conselho dos Arquitectos Europeus, que representa mais de 620 mil profissionais, de 35 países, e tem 51 organizações entre os seus membros.

Para a OA, “este resultado é o reconhecimento do trabalho da representação portuguesa e, em especial, de Carla Lima Vieira que, no último triénio, coordenou o difícil e empenhado grupo de trabalho europeu Regulatory Questions and Issues. É a confirmação do apoio europeu ao trabalho desenvolvido pelos arquitectos portugueses, particularmente no empenho relativamente às matérias de elevada importância para os mais de 600 mil arquitectos europeus representados pelo ACE.


Carla Lima Vieira - Arquitecta


Na sua visão para o ACE, Carla Lima Vieira destacou o seu empenho em fazer avançar a qualidade do ambiente construído na Europa, centrando-se em três áreas fundamentais: impulsionar a qualidade e a competência em arquitectura; reforçar a ligação das organizações que pertencem ao Conselho; regulamentar de modo a proteger o interesse público dos cidadãos europeus.

O Conselho Executivo do Conselho de Arquitectos da Europa é composto por 11 membros, seis dos quais eleitos e cinco nomeados numa base rotativa, de acordo com a rotação da Presidência da UE. Todos os membros do Conselho têm mandato de dois anos.

São estes os membros do Conselho Executivo da ACE: Daniel Fügenschuh (Áustria), Dubravko Bacic (Croácia), Borys Czarakcziew (Polónia), Carla Lima Viera (Portugal), Carl Bäckstrand (Suécia), Anda Kursisa (Letónia), Diego Zoppi ( Itália), Andre Pizzuto (Malta), Kornel Kobák (Eslováquia) e Reto Gmür (Suíça).