Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Arquitectura
Portugueses vencem concurso de projecto para renovação da Biblioteca de Genebra

 

Portugueses vencem concurso de projecto para renovação da Biblioteca de Genebra

28 de novembro de 2023

O projecto de arquitectura pluridisciplinar para a renovação e ampliação da Biblioteca de Genebra, na Suíça, escolhido por concurso, é da autoria do estúdio de arquitectura português VASSCO, ACE em conjunto com a Adão da Fonseca – Engenheiros Consultores, foi agora anunciado.


Imagem VASSCO,ACE


O projeto “Larnage” caracteriza-se pela redefinição paisagística do traçado do pátio de Bastions (nome do local onde se situa a Biblioteca de Genebra), bem como uma procura de reinterpretação da relação do edifício com o Parque de Bastions e da rua de-Candolle, lê-se num comunicado divulgado pela Cidade de Genebra, que promoveu o concurso.

O júri, que foi unânime na escolha do projecto português, “foi particularmente conquistado pela opção de substituir os dois anexos da Biblioteca por dois novos pavilhões contemporâneos, leves e transparentes”.


Imagem VASSCO,ACE


“Os espaços nobres do edifício histórico restaurado são devolvidos ao público. A biblioteca é concebida como um local de estudo, encontro e intercâmbio, acessível ao público e aberto ao parque, propício à implantação da sua programação cultural e científica. Um local cujo conceito arquitectónico reflecte também a vontade da instituição de se abrir claramente à cidade, respeitando os fortes elementos patrimoniais do edifício existente”, lê-se ainda no comunicado.

Os projectos que estiveram a concurso, bem como o projecto escolhido, estarão em exposição no Fórum Faubourg a partir de terça-feira e até 08 de Dezembro.

A Biblioteca de Genebra, fundada no século XVI, tem uma actualmente uma coleção de dois milhões de documentos, e mais quatro milhões de imagens que documentam Genebra e a região onde esta cidade se situa.

Lusa/DI

PUB
AYH MAP2025
PUB
PUB
AYH MAP2025Newsletter
Habitação
Arrendar casa em Portugal ficou 3,5% mais caro em Junho, com Coimbra a liderar subidas
2 de julho de 2025