Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Portuguesa Bandora leva tecnologia de edifícios inteligentes ao Catar

Ilustração Freepik

Portuguesa Bandora leva tecnologia de edifícios inteligentes ao Catar

22 de outubro de 2025

A Bandora, empresa portuguesa especializada em soluções de Inteligência Artificial para edifícios inteligentes, vai expandir operações para o Catar, no âmbito do programa TASMU Smart Qatar, uma iniciativa do Governo local que pretende atrair inovação e investimento internacional.

A tecnológica, que desenvolve sistemas de optimização energética e automação de edifícios, foi uma das 26 startups selecionadas entre centenas de candidaturas para participar neste programa de aceleração liderado pelo Ministério das Comunicações e Tecnologias de Informação do Catar. A iniciativa inclui apoio na abertura de uma sucursal, contactos com clientes públicos e privados, facilitação de vistos de trabalho e acesso a potenciais investidores.


Márcia Pereira, CEO da Bandora.


Depois de entrar no mercado norte-americano em Julho, a Bandora prepara agora a sua estreia no Golfo, onde pretende alargar a oferta ao sector dos data centers, explorando soluções para reduzir o elevado consumo de energia e água destas infraestruturas.

“Esta é uma oportunidade estratégica para reforçar a nossa presença internacional e contribuir para a transformação digital dos edifícios no Médio Oriente”, afirmou Márcia Pereira, CEO da empresa.

Com presença já estabelecida em Portugal, Estados Unidos, Espanha, Emirados Árabes Unidos, Peru e Colômbia, a Bandora planeia ainda expandir-se para a República Dominicana e Brasil, consolidando-se como uma referência global na tecnologia de smart buildings.