CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Equipa PropTech Lab

Portugal lança um ecossistema para transformar a construção e o imobiliário

28 de outubro de 2024

A PropTech Lab acaba de lançar um ecossistema com a missão de facilitar a transformação digital e sustentável do sector da construção e do imobiliário. Este ecossistema, conta já com o apoio de mais de15 empresas associadas.

A PropTech Lab é um clube de negócios da próxima geração para profissionais do sector da construção e do imobiliário. Um clube de negócios digital e tecnológico que proporciona uma plataforma e gestores de relações aos membros, com a missão de facilitar a transformação digital e sustentável do sector da construção e do imobiliário. O PropTech Lab está a combinar as grandes empresas do sector da construção e do imobiliário com as startups proptech certas.

Em comunicado a PropTech Lab, refere que o sector da construção e do imobiliário é o maior sector do mundo (com um valor de 321 biliões de dólares), mas é o menos digitalizado e o mais poluente. Este sector é individualmente responsável por 40% das emissões de CO2, 50% da extração de matérias-primas e 30% dos resíduos globais.

Com as "cleantech" e as energias renováveis, juntamente com o sector imobiliário e a construção, identificadas como principais motores de potencial de crescimento, identificamos Portugal como um mercado ideal para a inovação e o investimento no desenvolvimento urbano sustentável.

Os Desafios Urgentes que o Sector da Construção e do Imobiliário Enfrenta 

O sector enfrenta também grandes pressões a curto prazo, que só irão acelerar:

1. Descarbonização: O sector imobiliário contribui para 40% das emissões de gases com efeito de estufa. Sem reduzir as emissões em 50% até 2050, o mundo está a caminho de um aumento de temperatura de 2,7°C. 

2. Renovação: na Europa, 212 milhões de edifícios (ou seja, 85% do total) foram construídos antes de 2001 e têm uma classe de eficiência energética inferior a D. Na Europa, 80% dos edifícios que vão existir em 2050 já estão construídos atualmente, o que torna a renovação uma questão crítica. 

3. Adaptação ao clima: Até 40% dos rendimentos do sector imobiliário a nível mundial podem perder-se na ausência de medidas de adaptação ao clima. 35% das propriedades a nível mundial estão expostas a riscos climáticos. 

4. Necessidade urgente de mais alojamento: Com a previsão de mais 2 biliões de pessoas a habitarem o nosso planeta até 2050, teremos de construir mais de 13.000 casas por dia durante os próximos 16 anos para proporcionar alojamento adequado. 

5. Falta de mão de obra: O sector também enfrenta uma grave escassez de mão de obra qualificada, sendo necessários mais 2 milhões de trabalhadores só na Europa, agravada pelo envelhecimento dos trabalhadores.

A nível mundial, existem 10 000 startups de proptech que estão a reinventar o sector da construção e do imobiliário

Estas startups estão a oferecer soluções inovadoras - desde a digitalização à sustentabilidade - que podem transformar o sector. 

Abaixo está o Mapa do Mercado de Start-Ups PropTech em Portugal, que contém os principais actores do país. 


Em 2024, o sector está a ser moldado por duas grandes tendências: 

● Retrofit-Tech: Soluções inovadoras para a renovação rápida e eficaz de edifícios existentes são essenciais para responder às necessidades de eficiência energética e descarbonização. 

● UrbanTech: As inovações concebidas para melhorar bairros inteiros, incluindo a mobilidade e a eficiência energética, estão a assumir um papel central.

O mercado português está pronto para a transformação, conforme refere Idriss Goossens, Founder & CEO da PropTech Lab, "com o lançamento em Portugal, a nossa intenção é aumentar as interações entre as startups locais (e internacionais) e as empresas de construção e imobiliárias locais. Queremos aumentar a maturidade de inovação do sector e ter um impacto tangível na resolução dos maiores problemas do sector, como a acessibilidade financeira, o tempo para obter uma licença, a sustentabilidade, etc".

Também Gonçalo Bradford, International Business Developer and Growth da PropTech Lab, refere: "Sentimos uma grande tração e entusiasmo por parte do ecossistema local. Portugal é um mercado pequeno, mas super dinâmico e cativante. Começámos a trabalhar no arranque há apenas dois meses e já obtivemos excelentes resultados, reuniões com as principais empresas do sector da construção e do imobiliário, e já confirmámos +15 empresas como 'membros fundadores' do ecossistema".



Depois de seleccionarem as 15 primeiras empresas membros, a PropTech Lab lançou o primeiro evento em Portugal, que reuniu mais de 120 participantes e contou com as intervenções de líderes como a Atenor, a Qualiv, a Lantia, a Realpad e a CleanWatts, que partilharam as suas visões para o futuro. Está agora a lançar o Troféu da Comunidade PropTech, para premiar a startup proptech com crescimento mais rápido, o edifício mais inovador e a melhor parceria entre as startups proptech e as empresas do sector da construção e do imobiliário.

Foto: Da esquerda para a direita - Idriss Goossens (PropTech Lab), Gregory Van Der Elst (Atenor), Ziyou Tian (Qualiv), Rui Queiroga(WattSense), Csenge Karakas (Realpad), Eduardo Kol Netto De Almeida (Lantia) & Gonçalo Bradford (PropTech Lab)