CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Mosteiro de Leça do Balio - Foto de Francisco Restivo em Wikimedia

Porto volta a abrir as suas portas à arquitectura

5 de julho de 2024

Mosteiro de Leça do Balio e Escultura Aberta de Álvaro, são as estreias mais aguardadas no Open House 2024 que decorre este fim-de-semana, 5 e 6 de Julho. Na sua 9ª edição, o Open House Porto sob o lema "50 Anos a Construir a Liberdade", junta-se às comemorações do 50º aniversário do 25 de Abril.

Organizado e produzido pela Casa da Arquitectura, o evento proporciona a visita a 65 espaços nos municípios do Porto, Matosinhos, Maia e Vila Nova de Gaia.


O roteiro da edição 2024 do Open House Porto apresenta como grande novidade, a visita à sede da Fundação Livraria Lello, onde se encontra a Escultura Aberta de Álvaro Siza, assim como ao requalificado Mosteiro de Leça do Balio, também pela mão do consagrado arquitecto português.

O conjunto arquitectónico composto pela Igreja do Mosteiro e estas duas obras adjacentes forma um conjunto arquitectónico de características ímpares, onde a monumentalidade do estilo, e a grandiosidade da escala se destacam. Visto de perfil, o complexo do Mosteiro impressiona com as duas torres que ladeiam a fachada principal da igreja, seguidas pelos elementos góticos e românicos do Mosteiro de Leça do Balio. Este caminho visual nos conduz até a Escultura Aberta, de Álvaro Siza. Construída em betão branco, com linhas retas e depuradas, a escultura ocupa uma área de 400 m², dando provas de uma convivência perfeita entre o estilo contemporâneo de Álvaro Siza, em total harmonia coma riqueza histórica do local.

O arquitecto português, prémio Pritzker em 1992, é também o responsável pela magnífica obra de requalificação do Mosteiro de Leça do Balio, monumento nacional de 1910, agora sede da Fundação Livraria Lello, defendendo que não existe um confronto entre passado, presente e futuro, mas sim uma complementaridade.

"É um projecto delicado. O passado, que é uma indicação para o projeto, não é simples, não é linear. Para muitas pessoas, fazer um edifício contemporâneo a partir de um edifício histórico é um desastre. Essa generalização tem que ser vencida. Construir ao lado de edifícios de qualidade ajuda. O exemplo está aí". - Arquiteto Álvaro Siza Vieira.

As visitas são acompanhadas, entre as 14h e as 16h30 e comentadas às 17h. 

As inscrições podem ser feitas aqui.