
Miguel Alvim, Head of Property Development da Porta da Frente Christie's
Porta da Frente Christie’s lança área de negócio para fazer frente à escassez de oferta habitacional
De modo a dar uma resposta eficaz à falta de oferta no mercado residencial português, a Porta da Frente Christie's criou uma área de negócio dedicada ao Property Development.
Com esta área de negócio,a mediadora pretende utilizar o seu conhecimento aprofundado de mais de 30 anos no sector imobiliário para apoiar promotores e investidores a identificar, adquirir e desenvolver terrenos e edifícios para reabilitação, gerando valor para o mercado e contribuindo para uma maior oferta no mercado.
Liderada por Miguel Alvim, profissional com mais de uma década de experiência no sector, esta vertente de negócio surge numa altura em que o imobiliário português atravessa uma transformação profunda. Segundo os Censos do INE, os núcleos familiares compostos por uma ou duas pessoas estão a aumentar (+18,6%, entre 2011 e 2021) e o parque habitacional está envelhecido, subocupado e limitado, com apenas 25 mil novos fogos adicionados ao stock habitacional em 2024.
"É com enorme entusiasmo que assumo a liderança deste projecto ambicioso. Vamos mobilizar o nosso conhecimento interno e uma equipa altamente especializada para apoiar decisões estratégicas, desde a definição do produto à aquisição, venda ou desenvolvimento de terrenos e edifícios para reabilitação. O nosso objectivo é estar ao lado dos nossos clientes para transformar visão em valor e ser parte ativa da solução para o atual contexto de escassez habitacional", afirma Miguel Alvim, Head of Property Development da Porta da Frente Christie's.
Neste sentido, a nova área de negócio propõe-se também a prestar assessoria em três frentes estratégicas: apoio à venda de terrenos e edifícios para reabilitação, desde a organização documental até ao fecho comercial; acompanhamento da compra de ativos, avaliando o potencial de valorização do imóvel com base no seu contexto geográfico e comercial; e definição de estratégias de desenvolvimento de activos, o que inclui a clarificação do enquadramento urbanístico dos projectos e a identificação dos produtos mais adequados a desenvolver, com vista à maximização da sua rentabilidade.