Ponte ciclopedonal sobre o rio Trancão aproxima (mais) Lisboa, Loures e Vila Franca de Xira
É a primeira obra a estar concluída para a Jornada Mundial da Juventude, que assinala a visita do Papa Franscisco ao nosso país no início de Agosto, e representa "um investimento que fica para a cidade e para a construção da área metropolitana de Lisboa", como afirmou na inauguração Carlos Moedas, presidente da autarquia da capital.
A ponte ciclopedonal sobre o Rio Trancão, outrora um dos afluentes do Tejo mais poluídos, marca a ligação entre os concelhos de Lisboa e Loures foi ontem inaugurada e está concluída. Feita maioritariamente de madeira e aço, suspensa em quatro pilares fundados nas margens do rio, destina-se a peões e ciclistas.
Numa extensão de cerca de 560 metros, a ponte integra a rede de percursos ciclopedonais da região de Lisboa e dá sequência ao percurso que vem do Parque das Nações, com início na rotunda da Praça Gago Coutinho, segue pela Alameda dos Oceanos, Rua da Cotovia/ Passeio do Trancão até à nova ponte.
Depois o percurso entra no município de Loures, integrando o novo parque ribeirinho e continua num trajecto em passadiço e em via ciclopedonal até Alverca e Vila Franca de Xira.
“A ponte proporciona, assim, uma ligação de três elementos naturais: o espaço verde na zona de Lisboa, o rio Trancão e o espaço verde da zona de Loures, valorizando de forma sustentável toda esta vasta área ribeirinha” - refere o sítio da autarquia de Lisboa.
No futuro, servirá de ligação a vários percursos e passadiços do Tejo, que irão desde a capital do país até Vila Franca de Xira, num percurso pedonal de 60km.