Otovo atinge as 1000 instalações de painéis fotovoltaicos no primeiro ano em Portugal
A Otovo atingiu as 1000 instalações, entre projetos por subscrição mensal e a pronto pagamento, em todo o território nacional durante o primeiro ano de operação, sendo que sete em cada 10 são por leasing.
"O principal objectivo para este ano de arranque da operação foi cumprido. Atingimos as 1000 vendas a uma velocidade acima do inicialmente previsto, num setor extremamente competitivo, e já estamos totalmente focados nas próximas metas. Até 2025 pretendemos multiplicar este número por dez", afirma Manuel Pina, director-geral da Otovo em Portugal.
A subscrição mensal é a grande novidade trazida pela Otovo para o mercado português e, tal como os dados evidenciam, representa uma fatia significativa do negócio da empresa. Este modelo garantiu uma poupança imediata por cliente a rondar os 20€/mês, o que significa 5000€ após os 20 anos de contrato e aproximadamente 3,5 milhões de euros considerando o total das 1000 vendas da Otovo apenas neste ano.
"A Otovo trouxe o modelo de subscrição pela primeira vez para Portugal e é exatamente este que nos permite cumprir a missão de democratizar o acesso à transição energética, porque é o único que garante às famílias a possibilidade de instalar um sistema de painéis fotovoltaicos em casa sem um investimento inicial, reduzindo imediatamente o custo mensal com a energia", explica Manuel Pina.
Em relação aos projectos a pronto pagamento, os dados indicam que os consumidores começam a ter retorno financeiro, em média, a partir de cinco anos após o investimento.
A totalidade dos projetos implementados pela Otovo ao longo deste ano representam um uma potência instalada de cerca de 3 MWp.