Um consultor imobiliário não é um lobo solitário
Ideias feitas ou pré-concebidas. Existem em muitas profissões e o consultor imobiliário não escapa. Uma das mais importantes, e das quais é importante falar de forma a que fique claro para todos, é que um consultor imobiliário não é um lobo solitário. Ele está inserido numa matilha, numa estrutura bem organizada hierarquicamente, com acesso a ferramentas, formações e sistemas. Per si, e para si, tem a seu cargo a gestão do seu tempo.
O tempo é valioso e é o maior bem que temos. Sabê-lo gerir, profissional e pessoalmente, é o maior segredo de todas as profissões, mas em especial do Consultor Imobiliário. A sua profissão é de pessoas para pessoas, sempre com o objetivo de prestar o melhor serviço ao cliente. Quando existe esse mindset há um aumento da carga laboral e os consultores têm a necessidade de criar a sua própria equipa e reinventar procedimentos tendo em mente a eficácia e a eficiência. Agilidade na liderança e no negócio é poupar tempo. Tempo é sinónimo de fazer dinheiro. Tempo é conseguir fazer um acompanhamento de excelência junto do cliente, tempo é necessário para a gestão de leads e referrals e, claro, há aquele tempo que não pode faltar, o tempo para a Família. Tendo por base todo este tempo, os consultores desenvolvem uma estrutura de apoio, para si e para os que trabalham consigo. Analisam as soft skills de cada elemento, quais os seus pontos fortes, e alocam à área que serão mais produtivos: Marketing, Telemarketing, Administrativas, Especialistas em Clientes Compradores e Especialistas em Clientes Vendedores.
Desta forma consegue aumentar exponencialmente o seu serviço, desde a fase inicial – a angariação – até ao fecho da transação. Agora sim, e no papel de consultor líder, está dedicado ao que realmente importa e faz a diferença, as novas Angariações.
Mas é importante que este passo seja dado no momento certo da vida de um consultor imobiliário para que possa aportar os mais diversos benefícios a longo prazo. De forma equilibrada é possível construir um negócio mais sólido e seguro, com maior motivação e envolvimento por parte de cada elemento, em cada uma das suas tarefas e proporcionar uma experiência diferenciadora aos clientes. Naturalmente que, para tudo isto acontecer, é necessário que a estrutura em que o consultor está inserido reúna e dê as condições necessárias – ferramentas, formações, etc - para proporcionar este crescimento. Um negócio só cresce com uma estrutura bem sedimentada, ou seja, com consultores inseridos em equipas consistentes, organizadas e motivadas. O ser humano é um ser gregário e por isso mesmo precisa dos seus pares e de se sentir envolvido num todo para ser mais feliz.
Bruno Coelho
CO-CEO do Hub do Campo Pequeno da Zome Pr1me e Diretor de Marketing do Grupo Pr1me
*Texto escrito com novo Acordo Ortográfico