CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Colégio Almada Negreiros, no Campus de Campolide, em Lisboa

NOVA FCSH investe 4,2 milhões de euros na reabilitação do Colégio Almada Negreiros

2 de outubro de 2024

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH), vai investir mais de 4,2 milhões de euros na reabilitação do Colégio Almada Negreiros, localizado no Campus de Campolide, em Lisboa.

Este investimento, que será realizado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tem como objectivo modernizar o edifício, melhorando as condições de trabalho, estudo e investigação, e tornando-o mais eficiente em termos energéticos e hídricos.

O projecto de reabilitação inclui a substituição de envidraçados por soluções mais eficientes, a aplicação de isolamento térmico, a renovação dos sistemas de climatização e ventilação, a instalação de iluminação LED, painéis fotovoltaicos e sistemas de gestão de consumo de água. Estas melhorias, realizadas no âmbito do Investimento TC-C13-i02 “Eficiência Energética em Edifícios da Administração Pública Central”, vão contribuir para a sustentabilidade do edifício, reduzindo o consumo de energia e água, em linha com as metas ambientais estabelecidas pelo Pacto Ecológico Europeu.


Colégio Almada Negreiros, no Campus de Campolide, em Lisboa

O Colégio Almada Negreiros, com uma área de 11.185 m², é uma infraestrutura essencial para as actividades de ensino e investigação da NOVA FCSH. Este investimento reflete o compromisso da Faculdade com a modernização das suas instalações, criando um ambiente mais confortável, sustentável e adequado às necessidades da sua comunidade académica.

O concurso público para esta empreitada, no valor base de 4.234.441,19  euros, está aberto na plataforma acingov.pt, e as propostas podem ser submetidas até ao dia 24 de Outubro de 2024.

O Colégio Almada Negreiros, durante muitos anos foi conhecido como o Colégio dos Jesuítas, começou a ser contruído no início da segunda metade do século XIX, na época administrado pela Companhia de Jesus. Antes de ser entregue à Universidade NOVA de Lisboa, foi também casa do “Batalhão de Caçadores 5”, que haveria de deixar o edifício nos anos 70.