
Manif Movimento Vida Justa. Foto cortesia de Tiago Guerreiro - Vida Justa
Movimento Vida Justa convoca protesto em Lisboa por habitação digna
O movimento Vida Justa convocou uma manifestação para a próxima quarta-feira, às 19:00, junto à sede do Conselho de Ministros, em Lisboa, exigindo um plano de emergência para a habitação e criticando as recentes demolições de casas em bairros precários.
O protesto, anunciado nas redes sociais, pretende contestar “a destruição de casas, os despejos e as mentiras”, exigindo habitação compatível com os rendimentos das famílias.
A manifestação surge após operações de demolição levadas a cabo pelas câmaras de Loures e da Amadora, ambas lideradas pelo PS, que geraram polémica e mobilizaram organizações como o Vida Justa.
Em Loures, foram demolidas 55 das 64 casas previstas no bairro do Talude Militar, onde viviam 161 pessoas, até à suspensão determinada por um tribunal. Na Amadora, oito das 22 construções ilegais da Estrada Militar da Mina de Água já foram deitadas abaixo.
O movimento acusa as autarquias de falta de apoio e soluções habitacionais e defende a criação de um programa nacional para responder à emergência habitacional.
Lusa/DI