Metro Sul do Tejo vai à Trafaria e à Costa da Caparica
No momento em que prosseguem as obras de alargamento, de três para quatro vias em cada sentido, do IC20, que liga Almada à Costa da Caparica e cuja conclusão está prevista para Maio de 2025, anuncia-se para hoje a assinatura entre a Câmara Municipal de Almada, o Metropolitano de Lisboa e a TML (Transportes Metropolitano de Lisboa) da expansão do Metro Sul do Tejo à Costa da Caparica e à Trafaria.
A Presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros (PS), preside à cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração entre a autarquia, o Metropolitano de Lisboa e a TML (Transportes Metropolitanos de Lisboa, E.M.T, SA), e que tem por objecto “definir os termos e condições de cooperação a estabelecer entre as partes, tendo em vista o estudo, planeamento e concretização do projecto de prolongamento do Metro Sul do Tejo até à Caparica e Trafaria, designadamente no que se refere ao seu objecto, custos, faseamento e definição do traçado”.
A medida faz parte do projecto de expansão das linhas do transporte ferroviário à superfície anunciado em Março de 2023, pelo então primeiro-ministro António Costa, e que, actualmente liga Cacilhas, a Almada, Monte da Caparica (Universidade), Laranjeiro e Corroios, já no concelho do Seixal.
“Este novo troço visa reduzir a dependência do transporte individual, respondendo assim ao compromisso de Portugal de atingir a neutralidade carbónica em 2050”, sublinha o Metropolitano de Lisboa.
A Carris Metropolitana é, atualmente, o único transporte público disponível para a população conseguir chegar à Costa da Caparica. “O projeto visa promover uma ligação rápida e estruturante entre o Campus Universitário da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e a Costa de Caparica, estendendo-se num corredor que servirá a Trafaria, São João da Caparica, Quinta do Torrão, Quinta de Santo António e Costa de Caparica, assegurando uma melhor conetividade deste território à atual rede do Metro Sul do Tejo”, adianta.
O prolongamento é considerado uma prioridade pelo Governo, com enquadramento no Programa Ação Climática e Sustentabilidade (PACS) de Portugal 2030. Estima-se que o custo total da obra ascenda a 3,1 mil milhões de euros.
O Metro Sul do Tejo atualmente possui três linhas: a Azul (ligando Cacilhas a Arroios), a Amarela (ligando Corroios ao Pragal) e a Verde (ligando Cacilhas à Universidade, no Monte da Caparica).