Mercado imobiliário continua em alta no final do primeiro semestre
Os primeiros seis meses do ano são marcados pela contínua subida dos resultados no mercado imobiliário. Com excepção na ligeira descida dos licenciamentos, o número de fogos licenciados em construções novas subiu assim como a concessão de crédito e o valor da avaliação.
De acordo com a Síntese Estatística da Habitação, divulgada pela AICCOPN, no primeiro semestre do ano, o número de obras licenciadas pelas Câmaras Municipais para construção nova ou reabilitação de edifícios residenciais situou-se nos 9.809, valor que é ligeiramente inferior, em 0,7%, ao registado em igual período do ano passado. Já no que diz respeito ao número de fogos licenciados em construções novas verifica-se, no mesmo período, uma variação homóloga positiva de 4,4%, atingindo os 15.963.
Quanto à evolução do crédito concedido por parte das instituições financeiras ao longo dos primeiros seis meses de 2022, o montante de novo crédito concedido à habitação foi de 8.397 milhões de euros, mais 16,9% em termos homólogos.
O valor mediano da avaliação da habitação para efeitos de concessão de crédito terminou o primeiro semestre do ano nos 1.407 euros, ou seja, com uma variação de 15,8%, resultante de taxas de crescimento de 16,7% nos apartamentos e de 12,1% nas moradias
Já o consumo de cimento no mercado nacional ao longo do primeiro semestre atingiu 1.994 milhares de toneladas, valor a que corresponde um crescimento de 4,3% face ao verificado no semestre homólogo do ano passado.
Na região Norte, que está em destaque nesta síntese, o número de fogos licenciados em construções novas nos doze meses terminados em Junho de 2022 foi de 13.509, valor que traduz um aumento de 9,6% face aos 12.321 alojamentos licenciados nos doze meses anteriores. Destes, 16,6% são de tipologia T0 ou T1, 22,7% são de tipologia T2, 50,8% de tipologia T3 e 9,9% de tipologia T4 ou superior. Quanto ao valor de avaliação bancária na habitação verificou-se, nesta região, uma variação homóloga de 15,1% em Junho.