A AICCOPN passa a denominar-se Associação dos Industriais da Construção e Obras Públicas Nacional e apresenta a sua nova identidade institucional.
A actividade na Reabilitação Urbana registou uma variação homóloga de +9,3% em Setembro, reflectindo uma melhoria da opinião dos empresários, após o aumento de +5,4% observado no mês anterior, indica o Barómetro divulgado pela AICCOPN.
Nos primeiros oito meses de 2025, foram emitidas 13.488 licenças para construção e reabilitação de edifícios habitacionais, o que traduz um acréscimo de 9% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Até Setembro de 2025, o valor total das empreitadas de obras públicas atingiu 5.345 milhões de euros, impulsionado pelo contrato da Linha de Alta Velocidade Porto–Oiã, no valor de 1.661 milhões de euros.
A conjuntura da construção divulgada pela AICCOPN, revela que no 2.º trimestre de 2025, de acordo com os dados publicados pelo INE, o mercado habitacional evidenciou uma dinâmica particularmente intensa.
De acordo com os resultados do inquérito da AICCOPN às empresas do segmento da Reabilitação Urbana, relativos a Agosto, observa-se uma aceleração do nível de actividade.
A Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas regista, de forma positiva, o anúncio das novas medidas do Governo e considera que a sua aplicação tem de ser célere e eficaz.
Nível da actividade na Reabilitação Urbana registou um aumento de 0,5% em Julho face ao mesmo período de 2024 e a carteira de encomendas subiu 8,4%, revela o Barómetro da AICCOPN.
Até ao final do mês de Junho, o número de licenças emitidas para construção e reabilitação de edifícios habitacionais ascendeu a 10.262, correspondendo a um acréscimo de 13,6% em termos homólogos.
Até ao final do mês de Julho, o montante global dos concursos de empreitadas de obras públicas atingiu 6.971 milhões de euros, mais 1.058 milhões do que em igual período de 2024, revela o Barómetro das Obras Públicas da AICCOPN.