CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Marvila acolhe 8 «Mulheres Ilustres» em Braço de Prata

14 de maio de 2024

O fim de semana passado ficou marcado pela inauguração de sete novos arruamentos no Prata Riverside Village, empreendimento da promotora imobiliária VIC Properties, em Marvila.

Mulheres no Braço de Prata foi o nome escolhido pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) para estas novas ruas, cujos nomes prestam homenagem a mulheres, verdadeiramente, inspiradoras, talentosas e influentes.

As sete placas referentes às ruas Águeda Sena (1927-2019, Bailarina e Coreógrafa), Celeste Rodrigues (1923-2018, Fadista), Fernanda Montemor (1935-2015, Actriz), Georgina Ribas (1882-1951, Pianista e Activista política), Madalena Iglésias (1939-2018, Cantora), Madre Teresa de Calcutá (1910-1997, Missionária) e Teresa Tarouca (1942-2019, Fadista) foram descerradas ao longo da tarde de sábado.



Já na semana passada foi prestada uma homenagem a outra grande mulher da cultura portuguesa, Eunice Muñoz (1928-2022). A actriz deu nome ao “Passeio Eunice Muñoz”, um arruamento pedonal junto ao rio Tejo, no qual, na opinião muita da família e amigos que lá estavam, “Eunice teria adorado dar os seus passeios”.

Para Luís Cabecinha, Project Manager do Prata: “É com grande orgulho que o Prata Riverside Village acolhe estas novas ruas com o nome de ilustres mulheres que tanto deram à cidade de Lisboa, ao país e ao mundo. O percurso inspirador destas personalidades passa a ser recordado e vivenciado na nossa freguesia de Marvila, no Braço de Prata”.

A iniciativa da CML de colocar nomes femininos das ruas do Prata, revela a inversão de uma tendência que se tem verificado ao longo dos tempos, e que tem ditado uma maioria de nomes masculinos na toponímia da cidade, dando mais visibilidade pública a mulheres de reconhecidos méritos.