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Turismo

Malhadinha Nova - Ancoradouro - Foto Alexander Bogorodskiy

“Malhadinha Nova” - Prémio Turismo Sustentável de 2024

5 de dezembro de 2024

A Herdade da Malhadinha Nova, em Albernoa, no distrito de Beja,  foi distinguida como o Turismo Sustentável de 2024 na sexta edição do Prémio Nacional do Turismo – uma iniciativa BPI e do semanário Expresso. A premiação anual tem como objectivo destacar empresas portuguesas que se distinguem como casos de sucesso do turismo.

"A família e equipa Malhadinha Nova fica honrada com mais esta distinção, que nos enche ainda de mais energia, para sermos cada vez mais criativos, inovadores, disruptivos e líderes de um caminho, no qual o turismo pode e deve ser uma ferramenta para um mundo melhor", começa por dizer Rita Soares, CEO da Herdade da Malhadinha Nova, sobre esta distinção.

"A Malhadinha Nova começou há 26 anos numa das zonas menos povoadas da Europa com 2 colaboradores, e 120 hectares de terra, hoje conta com mais de 100 colaboradores e 714 hectares. O nosso compromisso para o futuro passa por sermos reconhecidos como líderes mundiais, pela criação e partilha de experiências únicas, personalizadas e educativas, onde a autenticidade, a cultura e a preservação do ambiente são alguns dos principais valores."



Malhadinha Nova - George Colbeanu Photography



Malhadinha Nova - George Colbeanu Photography

O luxo e autenticidade da natureza

A Herdade da Malhadinha Nova redefine o conceito de luxo sustentável ao unir design exclusivo, artesanato alentejano e práticas biológicas. Desde a produção vinícola até ao turismo, prioriza biodiversidade, sustentabilidade social e preservação ambiental, posicionando-se assim como uma referência global de bem-estar e compromisso ecológico no coração do Alentejo.

Malhadinha Nova: como cresceu...!

Com um percurso consistente e progressista desde que plantou a primeira vinha há mais de duas décadas, a Herdade da Malhadinha Nova tornou-se nos últimos anos um exemplo de turismo de luxo sustentável. Aquele que começou como um projecto vitivinícola familiar, tornou-se, uma década mais tarde um pequeno turismo rural, tendo evoluído, desde 2020, para 460 hectares compostos por villas exclusivas, onde as peças de design das marcas mais conceituadas convivem harmoniosamente com a preservação do artesanato e memória alentejanos. Neste momento, a propriedade ultrapassa os 700 hectares.

Malhadinha Nova - Ancoradouro - Foto de Alexander Bogorodskiy



Malhadinha Nova - vista de drone



Em 2023, a Malhadinha Nova anunciou Manuel Aires Mateus como o arquitecto responsável pela segunda fase de projectos da herdade, em que o respeito pela natureza e a urgência de garantir silêncio, calma e bem-estar aos hóspedes serão uma prioridade. O início desta relação deu-se com a inauguração do M Wellness Spa, desenhado pelo premiado arquitecto.

A Malhadinha Nova tem ainda feito um percurso único no que toca ao vinho, que desde há largos anos é uma referência no mercado, mas que após conversão para biológico tem ainda melhorado mais as preocupações com a sustentabilidade, fazendo parte do Plano de Sustentabilidade do Alentejo. A biodiversidade, a preservação ambiental, a sustentabilidade social, a inserção na comunidade e apoio à região são valores cada vez mais presentes em todos os investimentos da família Soares.

O projecto ganhou Chave de Platina pelo Boa Cama Boa Mesa nos últimos dois anos, venceu também a distinção Melhor Escapada Internacional, pela Conde Nast Traveler Espanha, tem sido referenciado em algumas das melhores revistas do mundo: Architectural Digest, T Magazine; no livro Slow Escapes, de Clara Le Fort, para a editora Gestalten; no livro 150 Hotels you Need to Visit Before you Die, de Debbie Pappyn, entre muitos outros. A Malhadinha Nova é também um membro Relais & Châteaux.



Malhadinha Nova



Malhadinha Nova



Malhadinha Nova - Foto Nuno Moreira



©fredericducoutphotography



Sobre o Prémio Nacional de Turismo

O Prémio Nacional do Turismo é uma iniciativa do BPI e do Expresso, que tem como objectivo premiar as empresas portuguesas que se distingam como casos de sucesso no sector do turismo. A iniciativa anual conta com o alto patrocínio do Ministério da Economia, o apoio institucional do Turismo de Portugal, IP e o apoio da Deloitte, como knowledge partner. A qualidade das candidaturas foi avaliada por comités técnicos e por um júri, constituído por representantes de diversos quadrantes da sociedade portuguesa e principais players no sector. A inovação, a sustentabilidade e o impacto dos projectos são alguns dos critérios transversais utilizados para avaliar e eleger os vencedores.