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Lisboa–Madrid em cinco horas… até 2030: o comboio do século XX que ainda não chegou
Parece ficção científica, mas é apenas planeamento europeu: Portugal e Espanha garantem que a ligação ferroviária entre Lisboa e Madrid — sim, ainda inexistente — vai finalmente avançar até 2030, prometendo uma viagem de apenas cinco horas.
O anúncio foi feito pelo Ministério das Infraestruturas, que descreve o acordo com Espanha e a Comissão Europeia como “um passo decisivo” para aproximar as duas capitais ibéricas. Um passo, sublinhe-se, dado em pleno século XXI, mais de 30 anos depois de a alta velocidade ter chegado à França e à Alemanha.
Lisboa-Madrid em 3 horas... só em 2024!
Segundo o ministério liderado por Miguel Pinto Luz, a “estratégia ibérica” prevê que, até 2030, estejam concluídas as obras entre Évora e Caia (com operação prevista já em 2026), e o troço espanhol Plasencia–Talayuela até 2028. Em Portugal, o início da segunda via entre Poceirão e Bombel está previsto para 2026, com conclusão até 2029.
Para quem sonha com verdadeira alta velocidade, há que esperar mais um pouco: a ligação Lisboa–Madrid em cerca de três horas só deverá tornar-se realidade em 2034, após a conclusão da nova linha Lisboa–Évora e da muito prometida Terceira Travessia sobre o Tejo, cujo estudo estará pronto “já” em 2027.
Entre promessas e prazos, o projecto ferroviário avança — ainda que devagar — para cumprir a velha ambição de ligar as capitais ibéricas… a uma velocidade digna do século XXI. Se tudo correr bem, em 2030 o futuro poderá finalmente chegar sobre carris.
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