
Foto Just a Change
Just a Change reabilitou 500 casas e apoiou mais de 6.600 pessoas em 2024
O Just a Change, organização sem fins lucrativos dedicada à reabilitação de habitações de pessoas em situação de vulnerabilidade, apresentou o seu Relatório de Impacto 2024, destacando um ano de forte crescimento e reconhecimento internacional.
Durante o último ano, a associação reabilitou 115 casas particulares e 68 instituições, atingindo a marca simbólica da casa número 500 e beneficiando directamente mais de 6.600 pessoas, com o apoio de 7.400 voluntários. Segundo dados da Social Data Lab, 82% dos beneficiários afirmam ter melhorado significativamente a sua vida e 80% consideram que as condições de habitabilidade da sua casa aumentaram substancialmente após as intervenções.
Reconhecimento internacional
O impacto das obras é também visível na eliminação de 87% dos riscos para a saúde e 92% dos riscos de segurança identificados nas habitações intervencionadas.
O trabalho da associação foi distinguido pela UN-Habitat, que atribuiu ao Just a Change o Scroll of Honour Award 2024, galardão que reconhece as melhores práticas mundiais na melhoria das condições de vida das comunidades vulneráveis.
Entre outras iniciativas, o Just a Change integrou o projecto europeu FORTESIE, centrado na eficiência energética, que permitiu reabilitar dez casas-piloto, e recebeu o iF Social Impact Prize, na categoria ODS 10 – Redução das Desigualdades.
Para 2025, a organização prevê intervir em 137 habitações e 60 instituições sociais, reforçando a sua actuação na inclusão energética, saúde pública e combate à pobreza habitacional, que ainda afeta mais de 625 mil pessoas em Portugal.













