
T4 no Areeiro, Lisboa
IHRU abre concurso para 39 casas de renda acessível
O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) abriu concursos para a atribuição de 39 habitações de renda acessível, com tipologias entre T0 e T5, localizadas nos concelhos de Amadora, Caldas da Rainha, Lisboa, Porto e Vila Nova de Gaia. 32 das habitações estão a sul e apenas 7 ficam a norte.
As candidaturas decorrem até 9 de Fevereiro de 2026 e podem ser apresentadas por pessoas singulares ou agregados familiares que cumpram os critérios de elegibilidade definidos pelo Programa de Arrendamento Acessível e as condições constantes nos avisos dos concursos.
No âmbito destes procedimentos, terão prioridade os candidatos até aos 35 anos, bem como famílias monoparentais e agregados que tenham registado quebras de rendimento superiores a 20%, quando comparados com os três meses anteriores ou com o mesmo período do ano anterior.
As candidaturas devem ser submetidas através da plataforma IHRU Arrenda, sendo necessária a obtenção prévia do Certificado de Registo de Candidatura, mediante o preenchimento da informação relativa ao agregado habitacional e a entrega da documentação exigida.
O sorteio das candidaturas admitidas está marcado para o dia 16 de Fevereiro, a partir das 11h00, em acto público a realizar nas instalações do IHRU, em Lisboa. Os resultados serão posteriormente divulgados na plataforma IHRU Arrenda, através de listas ordenadas de candidaturas.
O instituto esclarece que os valores de renda divulgados correspondem aos montantes mínimos aplicáveis a famílias monoparentais, devendo os interessados consultar os avisos dos concursos para informação detalhada sobre as rendas praticadas.















