Grupo Casais encerra Ciclo de Conferências em Barcelos
No encerramento do ciclo de conferências dedicado ao futuro da construção, o Grupo Casais promoveu a terceira conferência, que teve como mote “Design Funcional”, com o objectivo de desafiar preconceitos industriais através de soluções inovadoras em Portugal.
A última conferência deste ciclo de três eventos dedicados à construção teve lugar no dia 15 de novembro, no Auditório Eng. António Tavares (Campus IPCA), em Barcelos.
Integrada no ciclo de conferências promovido pelo Grupo Casais, decorreu a 15 de novembro, em Barcelos, a última das três conferências organizadas pelo grupo para debater o futuro da construção em Portugal. O tema “Design Funcional” surge num momento crucial para o sector, onde o confronto entre o aumento das exigências de desempenho funcional dos edifícios e a escassez de recursos é cada vez mais significativo.
Com o objetivo de desafiar preconceitos industriais, através de soluções inovadoras, a terceira conferência promovida pelo Grupo Casais reflectiu sobre a importância do design funcional que, sendo imprescindível, mas pouco visível no dia a dia, acaba por moldar a nossa experiência e produtividade, podendo ser bastante importante na interligação com a construção industrializada e pré-fabricada.
Neste evento, realizado no auditório Eng. António Tavares (Campus IPCA), em Barcelos, participaram vários intervenientes, como Nuno Baltazar (Designer e criador de Moda de Autor), Filipe Mesquita (Designer Gráfico na This is Pacifica), Luís Jorge (Engenheiro Civil na TISEM), Gabriel Tan (Designer Industrial no Gabriel Tan Studio) e Jorge Brandão Pereira (Diretor da Escola Superior de Design do IPCA).
“O talento é crucial para responder às necessidades de um mercado em constante transformação, mas sabemos que os desafios são grandes. É imperativo criar uma aproximação entre o mundo empresarial e a academia para preparar novas gerações para pensar num design funcional e sustentável.”, afirmou António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais.
“No Grupo Casais, acreditamos que um bom design é intemporal, capaz de responder às necessidades das pessoas e do planeta. É por isso que temos investido na prototipagem e na construção industrializada, abordagens que promovem inovação e ajudam a superar as dificuldades da nossa indústria em acompanhar as exigências da evolução.”, concluiu o CEO do Grupo Casais.
Através da KREAR - Construção Industrializada, uma joint-venture entre o Grupo e a Secil, a Casais aposta forte nas soluções de construção industrializada que respondem de forma eficaz à falta de habitação em Portugal, com métodos que podem reduzir o tempo de construção até 50%
Criada a 23 de Maio de 1958 a Casais é, actualmente um dos cinco principais players do sector da construção em Portugal. Opera em 17 países: Portugal, Angola, Alemanha, Arábia Saudita, Bélgica, Brasil, Espanha, EUA (Texas), EAU (Dubai e Abu Dhabi), França, Gana, Gibraltar, Holanda, Marrocos, Moçambique, Reino Unido, Qatar.
A empresa tem apostado na construção sustentável, com o desenvolvimento de vários projectos de construção híbrida, através do sistema CREE e da implementação de soluções off-site industrializadas. Em 2023, obteve um volume de negócios agregado de mais de 712M€, sendo os mercados internacionais responsáveis por 342M€.