Fátima lidera no crescimento de dormidas em Portugal
Os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística - INE, referentes à actividade turística até Agosto de 2023, dão conta de um crescimento das dormidas no concelho de Ourém três vezes superior à média nacional.
Os dados estatísticos referem-se ao município de Ourém e concernem as dormidas locais, que têm lugar maioritariamente em Fátima, cidade que concentra o grosso da oferta de hotelaria na totalidade do concelho.
Segundo o INE, os alojamentos turísticos de Fátima apresentam um crescimento agregado de 38%, desde janeiro até agosto de 2023, face ao período homólogo de 2022. Comparativamente, o crescimento médio dos 23 municípios mais representativos em Portugal, no mesmo período, situa-se nos 11%.
O concelho tem liderado em quase todos os meses de 2023, com exceção apenas de fevereiro e abril. Este aumento nas dormidas verifica-se também no último mês para o qual existem dados disponíveis – agosto de 2023 – com uma variação positiva de 19% em relação ao mesmo mês de 2022.
Internacionalização é chave
As mesmas estatísticas do INE mostram que 65% das noites registadas em Fátima correspondem a hóspedes internacionais, ainda abaixo dos 70% registados em 2019.
Para Alexandre Marto Pereira, CEO da United Hotels of Portugal, "este é um dado optimista, porque denota capacidade de resistência da região a eventuais ciclos económicos mais desafiantes no mercado nacional, mas também porque revela o potencial de crescimento da região e das nossas operações se mantivermos a aposta na promoção internacional."
"Esse potencial é sentido nas unidades hoteleiras de Fátima representadas pela United Hotels of Portugal. No que respeita a toda a região Centro, 21% das noites de hóspedes estrangeiros foram observadas em Fátima. Considerando um panorama de 100 municípios, esta ponderação é bastante positiva – e a nossa operação tem registado esse impacto", acrescenta Alexandre Marto Pereira.
United Hotels of Portugal regista crescimento de 20% em dormidas
Até Setembro de 2023, através da marca Fátima Hotels Group, a United Hotels of Portugal intermediou a venda de aproximadamente 140.000 dormidas, o que representa um crescimento de 20% face ao período homólogo de 2019.
A importância do mercado internacional é também uma realidade clara nas unidades representadas pela empresa – 80% dos hóspedes provêm do estrangeiro. A empresa antevê que, em 2024, os mercados emissores estrangeiros passem a representar 85% das vendas.
"As nossas operações em Fátima têm registado um crescimento nas dormidas e no peso dos hóspedes internacionais. Esperamos uma evolução igualmente positiva até ao final do ano. Com oito hotéis na localidade, temos orgulho em desempenhar um papel de porta de entrada para a descoberta da região, que ainda tem muito para mostrar ao mercado internacional – seja do ponto de vista da experiência espiritual que está subjacente a Fátima, seja da oferta cultural envolvente", refere Alexandre Marto Pereira.
Os mercados emissores com maior relevância nas unidades representadas pela United Hotels of Portugal são a Polónia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos e Brasil.