Facturação do sector do Betão Pronto cresce 31% em 2023
Produção de betão atingiu um crescimento de 10% em relação ao período homólogo. Facturação estimada do sector em 2023 foi de cerca de 770 milhões de euros, revelam os resultados preliminares da Estatística Setorial do Betão Pronto em Portugal referentes ao ano passado, divulgados pela Associação Portuguesa das Empresas de Betão Pronto – APEB.
O relatório indica que a indústria do betão pronto em Portugal atingiu uma produção de 7,3 milhões de metros cúbicos de betão. Estes dados representam um crescimento de 31% e 10%, respectivamente, em relação a 2022, mantendo a tendência de crescimento sustentado que se verifica desde 2013.
Do total do betão pronto produzido em 2023, estima-se que aproximadamente 65% tenham sido destinados à construção de edifícios residenciais e não residenciais, 17% para pavimentos, enquanto 13% foram empregues em infraestruturas como pontes, barragens, túneis e ferrovias.
Para Jorge Reis, Diretor Geral da APEB, “estes números permitem construir uma visão valiosa sobre a indústria e constituem uma base sólida para análises e tomadas de decisão futuras. Só assim é possível que as empresas do sector de Betão Pronto em Portugal se mantenham competitivas, possam adaptar-se às mudanças do mercado e garantam o seu crescimento sustentável a longo prazo. Este crescimento é um testemunho do esforço e da resiliência das empresas do sector, com destaque para a significativa contribuição do sector do betão pronto para a economia".
Os mesmos dados estatísticos, obtidos através das informações fornecidas pelos associados da APEB, revelam ainda um aumento de cerca de 10% no número de trabalhadores diretos e indiretos no setor, quando comparado com o período homologo, distribuídos por 230 centros de produção.