CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação

 

 

 

 

 

 

 

«Fábrica 1921» é Prémio SIL do Imobiliário 2025 na categoria Reabilitação Urbana – Habitação

14 de abril de 2025

Situado na freguesia de Benfica, em Lisboa, o Fábrica 1921 faz parte do processo de regeneração urbana levado a cabo pela Teixeira Duarte num dos últimos bairros típicos de Lisboa, sob o mote "Renovar o Bairro. Recontar a História." O projecto residencial foi desenhado pelo escritório de arquitectura Broadway Malyan.

Desenvolvido sobre a antiga Fábrica Simões, o empreendimento deu origem a uma nova centralidade residencial e comercial, com 244 apartamentos (de tipologia T1 a T4), 8 lojas, e mais de 1000 lugares de estacionamento (574 privados e 512 públicos).




O projecto também integrou a criação do 1921 Street Market, um espaço comercial com marcas de referência como Auchan, Auchan Saúde e Bem Estar, e futuras aberturas do Celeiro, Sacolinha e dois restaurantes. Outro marco desta reabilitação é a nova Biblioteca de Benfica – António Lobo Antunes, com 1850 m² distribuídos por dois pisos e espaços para todas as faixas etárias.

Este novo reconhecimento no Prémio SIL do Imobiliário complementa a distinção obtida em 2023 com o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU), na categoria "Cidade de Lisboa". Ao somar estas duas distinções de relevo nacional, o Fábrica 1921 afirma-se como um projecto verdadeiramente singular e distinto, símbolo da capacidade da Teixeira Duarte em unir património, inovação e qualidade de vida.

A reputada construtora e promotora está a promover agora o Garridas 1867, o mais recente capítulo, dando continuidade à regeneração e revitalização do bairro de Benfica. Com 178 apartamentos, amplas áreas verdes, espaços comerciais e  projecto de arquitectura assinado também pela Broadway Malyan, mantém a aposta na valorização urbana com identidade.