CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Imagem cortesia de Los Angels Fire Department (LAFD)

Estimados 10 anos para a reconstrução total das casas destruídas nos fogos de Los Angeles (EUA)

6 de fevereiro de 2025

A reconstrução das mais de 10 mil casas - habitações, lojas, restaurantes, etc.. -  consumidas pelo fogo que durante semanas arrasou os arredores de Los Angeles e uma zona significativa da Califórnia apresenta-se como uma tarefa difícil.

As características da calamidade obrigam a uma descontaminação profunda dos solo, o que obriga - segundo os especialistas - a muitos meses de trabalho «para aplicar normas rigorosas e fazer face à escassez de trabalhadores e de materiais de construção». A escassez de mão-de-obra poderá agravar-se ainda mais se a política de Trump de deportação em massa de imigrantes se intensificar...





Foto pixabay





Foto de Josh Fields em Pexels.com

Foto de Josh Fields em Pexels.com

Foto de Josh Fields em Pexels.com





Para Jim Tobin, presidente e director executivo da Associação Nacional de Construtores de Casas (NAHB) - ouvido pelas agências de informação e cujas declarações foram reproduzidas pelo Le Figaro Immobilier -   o desafio agora é reconstruir rapidamente num cenário de escassez de mão de obra, inflação e códigos de planeamento rigorosos. “O processo de reconstrução vai ser muito difícil”, diz . “E vai levar tempo porque um incêndio é muito singular: é uma perda total” de edifícios, ao contrário de uma inundação ou furacão. Segundo ele, mesmo os elementos que sobreviveram, como as fundações, as chaminés e as estruturas de pedra ou de betão, terão de ser evacuados porque “o fogo deteriora muito estes materiais”, para não falar das grandes quantidades de água e de retardadores de chama que terão de ser despejados.





Jim Tobin, presidente e director executivo da National Association of Home Builders (NAHB)

Por sua vez, Mary Comerio, professora de arquitectura na Universidade da Califórnia, em Berkeley, e especialista em reconstrução urbana pós-catástrofe explica que antes de se iniciar qualquer construção, “o solo deve ser limpo por empresas especializadas em resíduos tóxicos”. Tudo isto leva dinheiro e tempo, muito tempo, embora os norte-americanos sejam menos expostos à burocracia.





Mary Comerio - Foto cortesia do Earthquake Engineering Research Institute





“Provavelmente, - adianta Mary Comerio - serão necessários mais dez anos para a reconstrução total”, sublinha. Em algumas zonas de gente mais abastada, como em Los Angeles, poderá ser mais rápido, dada a facilidade financeira dos seus habitantes, mas para os que têem que esperar pela indemnização das seguradoras, por qualquer ajuda federal ou pela negociação de uma nova hipoteca - já que ficaram sem dinheiro disponível, para esses vai ser mais difícil e demorado. A simples obtenção de uma licença de construção pode levar de nove a doze meses, segundo os especialistas, que estimam que o processo típico para colocar uma casa de novo em condições de habitabilidade demora entre três e cinco anos.