CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Entrevistas

Sandra Bértolo Fragoso, gestora do SIL - Salão Imobiliário de Portugal

Futuro do imobiliário passa pela sustentabilidade e habitação acessível

3 de maio de 2022

O SIL – Salão do Imobiliário de Portugal, o maior evento do sector a nível nacional que decorre este ano de 12 a 15 de Maio, junto com a Tektónica (Feira Internacional da Construção), nos pavilhões da FIL, no Parque das Nações, está prestes a receber mais uma vez os principais projectos e especialistas do imobiliário português. Numa edição que antecipou a data habitual, a organização espera uma grande adesão, sobretudo depois da confirmação de mais de 200 expositores.

Em entrevista ao Diário Imobiliário, Sandra Bértolo Fragoso, gestora do SIL, afirma que este ano será novamento um momento de excelência de network e um verdadeiro Marketplace para o sector, mesmo quando o mercado imobiliário enfrenta grandes desafios no contexto geopolítico actual

O que se espera do SIL para este ano?

O SIL tem uma grande responsabilidade no mercado imobiliário, quer a nível nacional, quer a nível internacional, assumindo-se como Salão Líder do Imobiliário em Portugal e plataforma para a sua internacionalização.

Temos sido resilientes e a prova disso é que o SIL e a Tektónica foram dos poucos eventos na Europa que se realizaram em 2020 de forma híbrida e que no ano passado ocuparam dois pavilhões, num total de mais de duzentos expositores.

O SIL é antecipado para o 1º semestre do ano, período no qual a apetência para aquisição de activos imobiliários é maior. A data de 12 a 15 de Maio, aumenta as potencialidades do Sector Residencial Turístico que apresentará os seus activos quer para venda quer em regime de aluguer temporário (Verão).

Apesar do intervalo entre a edição anterior, Outubro passado, e esta edição, agora em Maio, ser mais reduzido do que o habitual, registamos já um maior número de expositores e uma presença mais representativa de municípios.

Esperamos assim, que o SIL seja, uma vez mais, o ponto de encontro de investidores, empresários, técnicos, organismos públicos e público potencial comprador, que seja gerador de network, concretização de negócios e debate sobre as tendências e o futuro do imobiliário.

No rescaldo da pandemia como tem sido a adesão das empresas?

Como já referi anteriormente, a adesão tem sido muito positiva, temos mais empresas e uma representatividade maior das Cidades.

Tivemos a oportunidade de confirmar que o SIL é um momento de excelência de network e um verdadeiro Marketplace para o sector, através dos resultados do questionário de satisfação feito aos expositores da última edição. Assim, 91,7% afirmaram ter atingido ou ultrapassado os seus objectivos. De salientar ainda que, 83,3 % considerou que a sua participação no SIL gerou retorno ou perspectivava que gerasse retorno nos próximos seis meses. As intenções de participação nesta edição foram superiores a 95 %.

Um dos indicadores da dinâmica do sector é também a adesão aos Prémios SIL do Imobiliário, que nesta edição ultrapassou a meia centena de candidatos nas diversas categorias a concurso, demonstrando o mérito que os profissionais reconhecem a esta iniciativa do Salão.

Quantas já confirmaram a sua presença?

Nesta edição vamos ocupar os dois pavilhões da FIL, o Pavilhão Multiusos, a área exterior entre pavilhões e ainda o PT Meeting Center, onde vão decorrer as Conferências do SIL, iremos ocupar mais de 30.000 m2  num total superior a duzentos expositores, que mais uma vez voltam a juntar-se: Tektónica – Feira Internacional da Construção e SIL – Salão Imobiliário de Portugal, eventos complementares, de construção e imobiliário respectivamente, que podem ser visitados em simultâneo, existindo assim, um incremento das sinergias inerentes aos sectores em exposição

Que novidades estão previstas?

O SIL Cidades é uma das novidades deste ano que dará maior visibilidade aos municípios. As Cidades estarão em destaque na exposição e serão tema de debate no âmbito das Conferências “SIL Investment Pro”. 

Segundo as Nações Unidas, prevê-se que 68% da população mundial estará a viver em cidades até 2050, o que demonstra que a população continuará a ser atraída para os meios urbanos onde as oportunidades são maiores. Esta é uma oportunidade para os Municípios darem a conhecer os seus activos imobiliários e todas as suas potencialidades aos investidores e aos cidadãos em geral. O grande desafio para as cidades são as abordagens e serviços inclusivos e sustentáveis, que garantam a participação dos cidadãos, o acesso à habitação, aos equipamentos e proporcionem qualidade de vida num ambiente rentável e sustentável. A Câmara Municipal de Lisboa é co-organizadora do Evento e um parceiro estratégico do mesmo. Este ano, destacamos ainda a presença do Porto, de Vila Nova de Gaia, Funchal e Santarém.

Na sequência de todos os desafios que o imobiliário enfrenta, surge o debate em torno de temas como as novas Directivas Europeias no Desempenho Energético dos Edifícios, os efeitos da instabilidade internacional e o aumento dos custos na construção, no âmbito do SIL Investment Pro powered by APPII.

Por fim, é com muito gosto que anunciamos a Região Convidada para o SIL 2022 - Região Autónoma da Madeira. Rica no sector imobiliário, turístico e tecnológico. a Madeira dará a conhecer ao público e aos profissionais os seus activos imobiliários, as aliciantes oportunidades de investimento e as potencialidades de uma região em franco desenvolvimento pensada para os cidadãos, com políticas inclusivas e preocupações com a sustentabilidade.

Como analisa o mercado imobiliário neste momento? 

O mercado imobiliário enfrenta grandes desafios no contexto geopolítico actual. Após a crise sanitária ainda não superada, enfrentamos uma série de dificuldades que advém da guerra, como o aumento do preço dos materiais de construção e até a sua escassez nalguns materiais.

A ameaça ambiental é uma realidade e, nesse âmbito, a responsabilidade das cidades e o papel do imobiliário são determinantes. São apontadas várias tendências para um futuro urbano resiliente e sustentável e a necessidade de Edifícios e infra-estruturas inteligentes e sustentáveis é evidente. Enfim, conseguir obter rentabilidade no sector imobiliário, cumprindo os desafios da sustentabilidade por um lado e da habitação acessível por outro é o grande desafio na minha opinião. É fundamental que vão surgindo mecanismos como o Financiamento Sustentável, alinhado com os Princípios de Obrigações Verdes (Green Bond Principles) e com as Directrizes de Obrigações de Sustentabilidade (Sustainability Bond Guidelines) publicadas em Junho de 2021 pela Associação Internacional do Mercados de Capitais

O SIL irá decorrer novamente em simultâneo com a tektonica. Será um modelo para manter?

A simultaneidade do SIL e da TEKTÓNICA, é uma aposta ganha. São dois Salões Líderes nos seus segmentos, Construção e Imobiliário, complementando-se. As sinergias dos dois Salões irão beneficiar Expositores e Visitantes, na medida em que haverá circulação entre os pavilhões. O bilhete de acesso ao SIL é válido para a TEKTÓNICA.