Empresas portuguesas de arquitectura e design de interiores apresentam tendências na Alfândega do Porto
A 1ª edição da +Concreta na Alfândega do Porto realiza-se nos dias 16 e 17 de Novembro, com curadoria do arquitecto e professor Diogo Aguiar e com o tema "O Futuro é Ecológico".
Organizada pela Exponor, a + Concreta é um evento que apresenta as mais recentes tendências de produtos e materiais portugueses para o mundo da arquitectura e design de interiores. O evento é direccionado para profissionais, arquitectos e designers, conta já com cerca de 40 empresas confirmadas e vários ciclos de conferências para discutir os desafios do sector.
A curadoria do projecto foi entregue a Diogo Aguiar, fundador do atelier Diogo Aguiar Studio e professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), que tem representado Portugal em vários eventos internacionais, como foi o caso da Bienal de Veneza 2023. Diogo Aguiar é o responsável pela definição do conceito e storytelling, definindo como tema "O Futuro é Ecológico". O mote reforça a problemática da pegada de carbono do setor da construção (um dos principais emissores de CO2) e pretende dar a conhecer empresas que estão a desenvolver soluções que contribuam para a descarbonização da arquitectura. Como resposta a esta temática foi desenvolvido um programa de conferências e, simultaneamente, pensada uma estrutura de stand em andaimes, que será novamente utilizada, o que reduz os recursos e evita o desperdício.
Programa +Concreta 23: das conferências aos negócios à mesa
Mais do que uma exposição de arquitetura e design, a +Concreta apresenta ainda uma agenda que inclui dois dias de conferências com arquitectos nacionais e internacionais e momentos de networking.
O dia 16 de novembro arranca com um ciclo de conferências, dinamizado pela Ordem dos Arquitectos – Secção Regional Norte (OASRN) e com a curadoria do coletivo depA Architects que, entre outros projetos, foi responsável pela curadoria da representação de Portugal na Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2021. Estas conferências vão decorrer num espaço central, de acesso aberto a todos os visitantes, e vão convidar a uma reflexão sobre os atuais desafios na construção, assente na contradição entre a necessidade de construir em quantidade e a escassez de recursos. Vão ser identificados e destacados projetos atuais que revelam especial cuidado com questões ambientais, evidenciando os processos de construção determinantes na gestão de recursos naturais, sociais e económicos.
Pelas 17 horas, no Salão Nobre da Alfândega, a editora AMAG vai também apresentar os atelier's ATELJÉ Ö e ORDINAIRE, dois projectos recentes, de origens e contextos culturais e geográficos distintos, que se aproximam na forma como trabalham a relação da arquitetura com o indivíduo e a sociedade. O acesso a este momento é livre aos portadores de convite +Concreta, mas sujeito a inscrição e limitado aos 100 lugares disponíveis. O dia termina com um jantar de networking, que vai reunir expositores e alguns gabinetes de arquitectura.
A programação continua dia 17 de Novembro, com uma agenda que reflecte temas ligados à sustentabilidade, através de conferências temáticas e sessões técnicas, proporcionando um espaço de partilha de ideias que inspirem os profissionais à mudança.