
Empresa municipal Domus Social lança livro "20 anos a fazer do Porto casa"
É já amanha, 25 de Março, pelas 18 horas, que a Domus Social lança o livro "20 anos a fazer do Porto casa". A obra será apresentada nos Paços do Concelho, numa sessão que encerra as celebrações oficiais do 20.º Aniversário da empresa municipal. No final do evento será, ainda, inaugurada a exposição fotográfica "Por dentro, as casas são pessoas", um retrato artístico da diversidade familiar presente no parque habitacional.
Expandir, reabilitar, regenerar e projectar. São estes os quatro capítulos que guiam a narrativa do livro "20 anos a fazer do Porto casa", a obra que perpetua o 20.º aniversário da Domus Social, a empresa municipal responsável pela gestão do parque de habitação pública municipal da cidade do Porto.
No livro, a história da Domus Social, sempre a par do contexto histórico, político e social que a acompanhou, é mais do que um relato dos últimos 20 anos de actividade da empresa municipal: a obra apresenta-se como um espaço de estudo, reflexão e homenagem ao património e às pessoas.
Uma dezena de artigos académicos originais, da autoria de especialistas de diversas áreas - sociologia, arquitectura, história, gerontologia, economia e engenharia - enriquecem este livro institucional que conta ainda com a exposição de projectos de habitação social, mais e menos conhecidos do público, um atlas dos 50 bairros municipais e cadernos fotográficos com testemunhos de inquilinos e de trabalhadores da empresa municipal.
Na sessão, que culminará com um discurso do presidente do município Rui Moreira, será inaugurada a exposição "Por dentro, as casas são pessoas", um conjunto de fotografias protagonizadas por famílias dos bairros municipais - com produção e curadoria da fotógrafa Lara Jacinto – onde "o espaço doméstico assume-se como lugar moldável que acolhe e projecta.".
O lançamento do livro "20 anos a fazer do Porto casa", conduzido pelo vereador da Habitação e presidente da empresa municipal, Pedro Baganha, encerra o conjunto de celebrações oficiais das duas décadas de história da Domus Social e, ao mesmo tempo, marca o início de um novo capítulo da empresa municipal.