É imperativo que seja aprovado um diploma que fixe requisitos de acesso aos mediadores e agentes
A formação para quem trabalha no imobiliário é mais do que uma exigência, é uma prioridade. A profissionalização com base na formação tem de ser o principal requisito para quem inicia uma actividade neste setor. Com três décadas de ensino nesta área, a ESAI - Escola Superior de Actividades Imobiliárias renova constantemente o portefólio para dar respostas às necessidades do mercado e dos seus intervenientes. Como por exemplo, a 2ª edição do MBA em Gestão e Mediação Imobiliára, depois de ter verificado uma adesão extraordinária na primeira edição.
Bruno Coelho, Coordenador do MBA em Gestão e Mediação Imobiliária explica ao Diário Imobiliário como a formação tem vindo a ganhar relevência entre os profissionais do sector.
Depois do sucesso da 1ª Edição do MBA em Gestão e Mediação Imobiliária, a ESAI avança para a 2ª edição. A que se deve esta adesão e a aposta nesta formação?
A forte pesquisa por este MBA vem demonstrar um claro aumento na procura por formação profissional e de qualidade na área imobiliária. Este é um sinal da profissionalização que se tem vindo a verificar no mercado nacional, especialmente por quem já tem um negócio ou carreira no sector. É gratificante perceber que esta formação trouxe resultados imediatos, com várias solicitações para que fosse realizada uma segunda edifíco, agora em horário pós-laboral, mais proficiente para os nossos alunos. Tendo em conta a qualidade e diversidade do programa, facultado de forma clara por um corpo docente reconhecido, prevemos que seja igualmente um sucesso.
Cada vez mais se pede formação nas diversas actividades, mas na mediação é uma exigência ainda mais significativa. Qual a importância da formação no desempenho desta profissão?
A existência de formação de qualidade na Mediação Imobiliária é a maior oportunidade de um sector que não tem exigência de formação inicial, nem requisitos de entrada para o exercício da profissão. Temos assistido frequentemente a um aumento da formação profissional e específica pelos profissionais da mediação que, para se diferenciarem dos demais, procuram especializar-se. Isto, aliado à cada vez maior exigência e conhecimento do consumidor, está a obrigar a uma alteração do perfil dos Consultores Imobiliários.
Naturalmente que esta oportunidade é apenas acessória, visto que sendo uma actividade estrutural para o país, o mais importante é que todos os profissionais tenham os conhecimentos e ferramentas para desempenharem a sua função de forma digna e profissional. Com um maior número de profissionais com formação contínua de qualidade, a profissão de Consultor Imobiliário será percepcionada com a relevência que merece.
Qual tem sido o contributo da ESAI?
A ESAI é a entidade de referência no ensino e na investigação do sector, como se pode comprovar com mais de 30 anos de ensino, sendo a única instituição de ensino superior no país dedicada à formação em todas as áreas do imobiliário. A instituição dispõe de um leque alargado de oferta formativa, Licenciaturas, Mestrado, MBA's e vários programas de estudos especializados, com uma forte ligação ao mundo empresarial.
A ESAI tem sido responsável pela formação de muitos profissionais do imobiliário e Julie Lefebvre, Administradora da Escola Superior de Atividades Imobiliárias, revela ao Diário Imobiliário porque cada vez mais é importante profissionalizar este sector.
Quem procura as Licenciaturas, Mestrado e MBA's?
No decorrer destas três décadas de existência identificamos que cresceu uma consciência por quem actua diretamente neste mercado e que nos demonstra que, para realmente se trabalhar com elevado rigor e excelência, é necessária formação especializada. Relativamente às licenciaturas, existe sempre uma elevada procura pelos profissionais adultos que actuam nas diferentes áreas deste sector. A nossa faixa etária predominante consta entre os 35 - 50 anos, sendo que nos últimos anos temos vindo a testemunhar um crescimento constante pelos alunos que terminaram recentemente o secundário e que estão motivados para dar continuidade aos estudos, dentro da área do imobiliário. Grande parte deste target vem acompanhando a escola há algum tempo, comprovando que esta decisão é tomada com a ambição por trabalhar num dos sectores com maior influência directa na economia do nosso país.
No que refere ao Mestrado em Avaliação e Gestão de Ativos Imobiliários e aos MBA's falamos de um perfil com formação superior, independentemente de estar mais ou menos relacionado com a área do imobiliário e da construção, pessoas que procuram um ensino de teor prático, altamente profissionalizante e atento às novas demandas do mercado laboral e às mudanças sociais.
Muito mais que um emprego ou uma saída profissional, é um aluno que procura um estudo em proximidade e a criação de uma rede de networking, onde a experiência e opinião de docentes e outros alunos são 'pontes' facilitadoras para o seu crescimento pessoal e profissional. É um aluno que valoriza e procura, a participação em projectos de investigação e de produção científica, em redes de parcerias, de cooperação e de mobilidade internacional.
Quais as saídas profissionais dos diversos cursos?
A ESAI disponibiliza um leque alargado de oferta formativa, ao nível graduado e pós-graduado, vários programas de estudos especializados e "à medida", com uma forte ligação ao mundo empresarial (do imobiliário e áreas transversais). A estreita articulação com o mercado do trabalho, seja através da rede de parceiros ou através dos seus docentes e alunos, garante a constante actualização e adequação dos programas e conteúdos formativos.
A Licenciatura em Gestão Imobiliária, por exemplo, engloba todas as actividades de carácter científico, logístico e social, fundamentais para todos aqueles que trabalham ou pretendem vir a trabalhar nas áreas de consultoria, avaliação, mediação e promoção no mercado imobiliário. As empresas e instituições que necessitam de quadros altamente especializados na área do imobiliário e que recorrem frequentemente a profissionais graduados neste sector são múltiplas e variadas.
São ainda notórias as saídas profissionais e carreiras de sucesso nas áreas de; Gestão de Fundos de Investimento; Gestão de Património Imobiliário; Gestão de Ativos Imobiliários de Empresas; Gestão de Edifícios e Instalações; Gestão de Construtoras; Gestão de Mediadoras; Gestão de Promotoras; Avaliação Imobiliária e Gestão de Projetos Imobiliários.
O Mestrado em Avaliação e Gestão de Ativos Imobiliários, por seu lado, visa formar profissionais orientados para a avaliação imobiliária e gestão do património edificado, capacitados com novas metodologias de investigação e de trabalho que garantam um desempenho de excelência, sustentado por competências inovadoras desenvolvidas num ambiente académico, vocacionado para a realidade imobiliária e seus intervenientes.
Que novidades apresentam para o próximo ano letivo?
Neste ano letivo iremos iniciar a Licenciatura em Engenharia Civil, em associação entre a ESAI e o Instituto Politécnico de Tomar. Aprovada em Julho deste ano, pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.
Para além da abertura de vagas ao nível das Licenciaturas e Mestrado, cujo concurso de acesso se encontra em curso, a ESAI apresentará no ano lectivo de 2022/23, dois MBS´s Executivos e únicos no país:
- A 2.ª edição do MBA em Gestão e Mediação Imobiliária, previsto para iniciar em Outubro, dirigido a Consultores Imobiliários que procuram evoluir na carreira ou constituir Equipa, a Gestores de Equipa e Diretores Comerciais, Responsáveis de Operações e Recrutamento, Brokers e donos de Agências, Investidores e Empreendedores do setor Imobiliário;
- A 1.ª Edição do MBA em Desenvolvimento Urbano Sustentável e Cidades do Futuro, dirigido a todos os profissionais "relacionados com a cidade", arquitectos, urbanistas, engenheiros, investidores, promotores e mediadores imobiliários, fundos de investimento, e profissionais da construção.
O que é ainda necessário fazer para que se tenha presente que a formação é fundamental, para que o mercado e a mediação imobiliária sejam uma actividade cada vez mais responsável, transparente e sinónimo de qualidade?
No computo geral das variadas profissões imobiliárias existe consciência e exigência de formação superior e/ou formação técnica específica, procurando estes profissionais estar em permanente actualização.
No quando alude à actividade de mediação imobiliária, a inexistência de um regime jurídico que fixe critérios de entrada para o exercício destas profissões, transformam-na numa actividade que qualquer um pode desempenhar. Actualmente, o único requisito de acesso à profissão depende da licença para a empresa mediadora (para as agências, não para os agentes).
A aquisição e actualização de conhecimentos essenciais ao exercício da actividade ficam na esfera da mediadora e dependentes da vontade própria de quem quer elevar o seu nível de profissionalização.
A exigência de uma formação inicial específica iria conceder as ferramentas primárias e básicas de trabalho e, seria um importante passo no caminho para a profissionalização e certificação do sector. Um sector certificado e fiscalizado iria, por sua vez, contribuir não são para elevar o nível do serviço prestado, mas também para a credibilidade, estatuto e dignificação da profissão.
É imperativo que seja aprovado um diploma que fixe requisitos de acesso aos mediadores e agentes, dando base de sustentação às necessidades do sector. Em situação análoga encontra-se a actividade de Gestão de Condomnio, com inexistência de um regime jurídico que fixe critérios e requisitos de entrada e exercício desta profissão, a mesma é executada por qualquer pessoa, sem exigência de conhecimento na actividade. Para que esta actividade preste um serviço responsável, é essencial que seja regulamentada e fixe exigência de formação superior e/ou qualificada na área.