Dubai recebeu 14,36 milhões de turistas internacionais em 2022
O Dubai recebeu 14,36 milhões de visitantes internacionais em 2022, um crescimento de 97% em relação aos 7,28 milhões de turistas registados em 2021, segundo os últimos dados publicados pelo Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET).
O emirado superou os barómetros de recuperação, tanto globais como regionais, ao alcançar 86% dos números de visitantes internacionais registados no período pré-pandémico, em 2019, quando o destino recebeu 16,73 milhões de visitantes internacionais. Recorde-se que os últimos dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) mostram que as viagens turísticas globais em 2022 foram 37% inferiores às de 2019 e que o Médio Oriente é a região com o aumento relativo mais forte, com o número de chegadas a atingir 83% dos números pré-pandémicos.
O desempenho turístico do Dubai permite ao emirado contribuir para a Agenda Económica do Dubai D33 lançada por Sua Alteza Xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos e Governador do Dubai, em consolidar o Dubai como uma das três principais cidades do mundo para viagens e negócios.
"O crescimento excepcional do fluxo de visitantes reflecte o contínuo crescimento do Dubai como uma das cidades mais conectadas do mundo e a sua determinação em liderar o mundo em termos de infraestruturas de hospitalidade e níveis de serviço. Estou confiante de que o Dubai contribuirá ainda mais para o crescimento do turismo global e da conectividade das viagens nos próximos anos", salienta o Xeque Hamdan bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Príncipe Herdeiro do Dubai e Presidente do Conselho Executivo do Dubai.
Mercados emissores contribuem para crescimento
Para o desempenho em 2022 contribuíram os mercados-chave tradicionais do Dubai e o forte crescimento verificado nos mercados emergentes. O Dubai continuou a ser um destino seguro de primeira escolha para os visitantes dos mercados mais fortes para a cidade.
De uma perspetiva regional, a Europa Ocidental e as regiões do Golfo representavam, cada uma, uma quota de 21% das chegadas. A região do CCG (Gulf Cooperation Council), em particular, registou um aumento exponencial na sua quota de chegadas de 13% em 2021, para 21% no ano passado. O Sul da Ásia contribuiu com 17% do volume total, enquanto a região do Médio Oriente e Norte de África (MENA, sigla em ingês) contribuiu com 12%, reforçando ainda mais o apelo contínuo do Dubai aos viajantes dos mercados de proximidade. As Américas foram responsáveis por sete por cento das chegadas, enquanto a região do Norte e Sudeste Asiático e África contribuíram com cinco por cento cada uma, e a Australásia com dois por cento.
O setor hoteleiro do Dubai continuou a verificar um forte desempenho nos vários indicadores. A ocupação média do setor hoteleiro em 2022 foi de 73%, uma das mais elevadas do mundo, subindo de 67% em 2021. O número é ligeiramente inferior aos 75% de ocupação no período pré-pandémico de 2019. A elevada ocupação é particularmente notável, uma vez que foi alcançada apesar de um aumento de 16% na oferta de quartos em 2022, em comparação com 2019, passando de 126.120 quartos disponíveis em 741 estabelecimentos em 2019 para 146.496 quartos em 804 estabelecimentos hoteleiros no final do ano passado.
Dos eventos à gastronomia
Uma das maiores histórias de sucesso da região em 2022, a Expo 2020 Dubai, deu um enorme contributo para o desempenho da indústria do turismo. O evento de seis meses, que atraiu mais de 24 milhões de visitas, provou mais uma vez a capacidade do Dubai para acolher grandes eventos globais e reforçou a sua posição como destino de eventos internacionais.
Também a gastronomia teve o seu contributo para estes resultados, tendo sido um importante motor de crescimento em 2022, com o rico, criativo e multicultural cenário gastronómico da cidade a atrair visitantes de todo o mundo. O cenário gastronómico é constituído por cerca de 13.000 restaurantes e cafés, que vão desde restaurantes de comida caseira a ofertas gourmet e restaurantes de fine dining. O cenário gastronómico da cidade foi inclusive reconhecido com o lançamento do Guia Michelin do Dubai, em Junho de 2022.
O turismo de cruzeiros e iates também desempenhou um papel crucial na atracção de turistas internacionais e no reforço da posição do Dubai como um centro de viagens global em 2022. A expansão do setor de cruzeiros consolidou ainda mais o estatuto do Dubai como o centro de cruzeiros da região.
As novas atrações, desde o Museu do Futuro, à Expo City, ajudaram à constante evolução da proposta do destino em 2022.
Com a implementação do Plano Director Urbano do Dubai 2040, que visa expandir a oferta turística do emirado em mais de 100%, o Dubai prossegue o seu percurso para se tornar a cidade do futuro. Para tal, o emirado irá lançar novas iniciativas alinhadas com a Estratégia de Turismo dos EAU 2031, que procura atrair 40 milhões de hóspedes até 2031 e aumentar a contribuição do sector turístico para o PIB do emirado para AED 450 mil milhões.